Vulcão deixa pelo menos 62 mortos na Guatemala

Publicado em 04/06/2018, às 22h11

Redação

O saldo de mortos pela erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, subiu para 62 nesta segunda-feira (4) e espera-se que aumente ainda mais, pois muitos locais atingidos ainda estão muito quentes para serem vasculhados. Foi a maior erupção desse vulcão em mais de quatro décadas.

LEIA TAMBÉM

Equipes em helicópteros resgataram com vida ao menos dez pessoas em meio à lama e às cinzas que chegavam às vezes à altura dos telhados das casas. Em alguns casos, eles tiveram de usar marretas para perfurar os telhados em busca de sobreviventes.

Moradores de El Rodeo, a cerca de 12 km da cratera, disseram que foram pegos de surpresa pelas cinzas quentes e pedras que se moviam rapidamente quando o vulcão explodiu no domingo (3).

Segundo Fanuel Garcia, diretor do Instituto Nacional de Ciência Forense, todos os mortos são dos vilarejos Los Lotes e El Rodeo, mas apenas 13 foram identificados até agora, porque os rios de lama que atingiram temperaturas de até 700º C desfiguraram os corpos.

Autoridades disseram temer que o saldo de mortes aumente pois há muitos desaparecidos. A agência de desastres disse que 3.265 pessoas deixaram os locais afetados.

Entre as mortes estão as de quatro pessoas da mesma família, mortas quando a lava incendiou a casa onde estavam, em El Rodeo, afirmou o coordenador de desastre nacional, Sergio Cabanas.

Duas crianças foram queimadas vivas quando pararam para ver a segunda erupção de uma ponte, acrescentou Cabanas.

Vídeos dramáticos mostraram o avanço rápido do rio de lava, cinzas e lama destruindo a ponte de uma estrada entre as localidades de Sacatepequez e Escuintla.

Cinzas atingiram áreas da Cidade da Guatemala, distante 44 km do vulcão, bem como os departamentos (estados) de Sacatepequez, Chimaltenango e Escuintla. Ruas e casas ficaram cobertas na cidade colonial de Antigua, uma popular destino turístico e patrimônio histórico da humanidade.

Autoridades fecharam o aeroporto internacional da Cidade da Guatemala devido ao perigo para os aviões, mas o local foi reaberto no meio da manhã desta segunda.

Um dos mais ativos vulcões da América Central e um dos 34 da Guatemala, o Vulcão de Fogo atinge uma altitude de 3.763 metros acima do nível do mar em seu pico.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto