Vulcão expele lavas com efeito brilhante e em cascata no Havaí

Publicado em 29/04/2026, às 14h20
Lava de vulcão Kilauea, no Havaí, em abril de 2026 - USGS

g1

Ler resumo da notícia

O vulcão Kilauea, no Havaí, um dos mais ativos do mundo, voltou a entrar em erupção nas últimas semanas. Mas um registro chamou a atenção da agência do governo dos Estados Unidos que registra o vulcão: as lavas foram expelidas em cascata e produziram um efeito brilhante no contraste com o sol.

LEIA TAMBÉM

A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que faz transmissões ao vivo de vulcões em erupção.

Segundo o USGS, as fontes de lava chegaram a atingir uma altura de 190 metros acima do solo.

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo, está em erupção intermitente desde 23 de dezembro de 2024. A erupção mais recente foi o 44º episódio de lavas expelidas desde então.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Olimpíada de espermatozoide’ vai premiar campeão com R$ 500 mil; entenda Pesquisadores recuperam mais de 40 páginas perdidas do Novo Testamento Sexta é o Novo Sábado: 41 empresas em Portugal reduzem escala para 4x3 EUA vão emitir passaportes com a imagem de Trump; veja foto