Vulcão volta a expelir lava nas Filipinas e habitantes começam a deixar região

Publicado em 14/01/2018, às 20h04

Redação

O vulcão mais ativo das Filipinas voltou a expelir lava neste domingo, levando as autoridades a pedir a retirada de milhares de habitantes que moram na região.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Simologia, uma "erupção perigosa" do Monte Mayon, localizado na província de Albay, pode acontecer nas próximas semanas ou até em dias.

Renato Solidum, que chefia o órgão, afirmou que três explosões de vapor dentro do vulcão desde o sábado expeliram jatos de cinzas em vilarejos próximos. Eles também parecem ter perfurado a camada de lava solidificada na cratera, levando ao jorro de lava incandescente. "A lava já saiu da cratera do vulcão, mas este é só o começo", disse.

Autoridades que trabalham com o serviço de resposta a desastres naturais afirmaram que quase mil famílias já deixaram a região em direção a abrigos de emergência.

Uma atração turística popular por causa do seu formato, um cone quase perfeito, o Mayon fica a cerca de 340 quilômetros da capital. 50 erupções foram registradas nos últimos 500 anos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes Peixe-boi quebra marca entra para Guinness World Records; veja qual foi Caso Epstein: ex-príncipe Andrew é detido por suspeitas de má conduta