WhatsApp prepara recurso que pode acabar com notificações "inúteis" no Android

Publicado em 12/07/2018, às 21h14

Redação


LEIA TAMBÉM

O WhatsApp começou a trabalhar em uma pequena novidade para o seu aplicativo do Android, mas que promete facilitar a vida do usuário. Em breve, será possível marcar uma conversa como lida a partir da central de notificação do sistema. O recurso ainda não tem data para ser disponibilizado oficialmente, mas já está em desenvolvimento.

Atualmente, quando o usuário recebe uma mensagem do WhatsApp, a conversa será mostrada na notificação até que o usuário abra o aplicativo e leia o bate-papo. Essa situação se repete mesmo quando o usuário desliza o alerta para escondê-lo no topo da tela. Agora, de acordo com a publicação do WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em um atalho que promete solucionar isso.

Ao visualizar uma notificação no WhatsApp, o usuário passará a ver dois atalhos na parte inferior dela: o tradicional “Responder” e o novo “Marcar como lido”. Ao tocar sobre a segunda opção, a conversa sumirá do espaço e deixará de exibir um contador de mensagens dentro do aplicativo. Um bom uso para isso, por exemplo, tende a ser para dispensar mensagens "inúteis" de fim de bate-papo, como “OK”, “Tchau” ou “Beijos”, por exemplo.





Os códigos para essa função começaram a ser liberados juntos versão 2.18.214 do WhatsApp Beta para Android, mas o recurso ainda não é acessível para o usuário. De acordo com o WABetaInfo, a equipe ainda precisa desenvolver melhor o recurso e fazer melhorias antes de liberá-lo para o público geral. Isso pode demorar de alguns dias a semanas.

Além da opção de “marcar como lida”, o WhatsApp estaria trabalhando em um terceiro atalho: o botão de “Silenciar”. Neste caso, é provável que o usuário possa cancelar os alertas de uma pessoa ou grupo a partir da central de notificações do Android. Entretanto, o recurso ainda não tem data para ser disponibilizado.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades