TNH1
Nas eleições de 2026, o eleitor alagoano poderá encontrar nomes bastante diferentes na tela da urna eletrônica. Em meio às centenas de pedidos de registro apresentados à Justiça Eleitoral, alguns candidatos optaram por usar apelidos, características pessoais ou referências que fogem dos nomes tradicionais.
LEIA TAMBÉM
Entre os registros estão Luana Mãe de Cinco, Xicote do Quatí, Jefferson Abacate e Lula de Alagoas. Os nomes foram informados pelos próprios candidatos no sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e ainda estão sujeitos à análise da Justiça Eleitoral.
“Mãe de Cinco” e “Xicote do Quatí”
Luana Rodrigues de Araujo escolheu “Luana Mãe de Cinco” como nome de urna. A identificação faz referência diretamente à condição familiar da candidata e procura criar uma associação imediata com sua trajetória pessoal.
Já Sebastiao Lais Farias aparece como “Xicote do Quatí”.
“Jefferson Abacate”
Outro nome que se destaca é o de Jefferson Simoes Marcelino, registrado como “Jefferson Abacate”.
“Lula de Alagoas”
Entre as escolhas que fazem referência direta a uma personalidade política nacional está Daniel Vieira da Silva, que registrou “Lula de Alagoas” como nome de urna.
Outro nome que chama atenção é Sandra Patricia Carvalho Medeiros, que aparece na urna como “A Blogueira do Povo”.
Por que candidatos usam apelidos?
A escolha do nome de urna não precisa necessariamente reproduzir o nome completo registrado em documentos. A legislação eleitoral permite o uso de prenome, sobrenome, apelido ou nome pelo qual o candidato seja conhecido, desde que sejam respeitadas determinadas regras.
Segundo a regulamentação eleitoral, o nome escolhido pode ter até 30 caracteres, incluindo os espaços. A identificação também não pode gerar dúvida sobre quem é o candidato, atentar contra o pudor ou ser considerada ridícula ou irreverente. (Cadaminuto)
A estratégia tem uma razão prática: em uma eleição com centenas de candidatos, ser facilmente lembrado pode ser um diferencial. Por isso, além dos nomes curiosos, aparecem identificações relacionadas a profissões, bairros, cidades, religião, família, causas sociais e atividade política.
LEIA MAIS