YouTube mostrará quando vídeos receberem dinheiro do governo

Publicado em 05/02/2018, às 16h45

Redação


LEIA TAMBÉM

O YouTube anunciou hoje mais uma mudança em sua plataforma com o objetivo de trazer mais transparência a ela. De acordo com o site, vídeos de veículos de notícias que forem total ou parcialmente financiados por um governo passarão a exibir um aviso que esclarece que o veículo recebe financiamento estatal.

Esse aviso ficará abaixo do vídeo, mas acima do título dele, de maneira a ser facilmente visível. Ele avisará que o canal que subiu o vídeo é parcial ou totalmente financiado pelo governo, e incluirá um link para a página da Wikipedia referente àquele veículo de notícias. A ideia, segundo o YouTube, é que os usuários possam "entender melhor as fontes de notícias que eles optam por ver". A imagem abaixo mostra como os vídeos vão ficar:

Por enquanto, segundo a plataforma de vídeos, esse recurso só estará disponível para visitantes do site que chegarem a partir dos Estados Unidos. A própria empresa admite que "não espera que [esse recurso] funcione perfeitamente" desde o início. Por isso, ela ressalta que os usuários e criadores poderão usar o formulário "enviar feedback" para reportar quando um vídeo for indevidamente marcado.

Medidas de segurança

Segundo o 9to5Google, essas medidas são parte de um esforço do YouTube para reagir às denúncias e reclamações segundo as quais agentes políticos de outros países podem usar a plataforma para manipular a opinião pública. Um caso recente citado pelo site é o do canal russo de notícias RT, financiado pelo governo russo, que teria manipulado os expectadores estadunidenses durante as eleições de 2016.

Não é a primeira vez que a plataforma de vídeos do Google faz uma mudança para resolver problemas desse tipo. Em 2017, ela acrescentou um carrossel de "Notícias mais importantes" em sua página inicial, e uma seção de "principais notícias" em seus resultados de busca. Essas mudanças tinham o objetivo de ressaltar notícias de fontes confiáveis e, com isso, combater o problema da disseminação de notícias falsas.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades