Zika e microcefalia: Foi preciso que a natureza nos castigasse para termos consciência, diz especialista

Publicado em 03/12/2015, às 16h31
-

Redação

"Foi preciso que a natureza nos castigasse para termos conciência", diz médico (Crédito: Reprodução TV Pajuçara)

O médico infectologista Celso Tavares participou, na tarde desta quinta-feira, 03, do programa Fique Alerta, em uma entrevista para tirar dúvidas sobre o zika vírus. Ele falou sobre a necessidade de combater o mosquito aedes aegypti, vetor da doença que tem preocupado as autoridades de saúde, pois está relacionado aos casos de microcefalia.

O especialista disse que cada cidadão tem o dever de agir de forma mais efetiva no combate ao mosquito transmissor da zika. Para Tavares, a população deve estar em alerta para evitar o aumento de casos, e isso só é possível eliminando os criadouros que podem estar dentro das residências, terrenos baldios ou empresas.

“Nós temos que parar de dizer que o culpado é vizinho, é o prefeito ou o governador, nós temos que fazer alguma. Em relação ao vizinho, por exemplo, se ele tem uma casa ou quintal que oferece condições para o mosquito, coverse com ele, se não for possível, vá para a Secretaria de Saúde ou ao Ministério Público”, recomendou.

Também foi abordado pelo especialista foi a importância de valorizar o trabalho do agente de combate as endemias. “Agente de endemias é um profissional que é preciso investir bastante. O controle de endemias deve ser executado por uma elite. Eles devem ter condições de trabalho e devem ser cobrados”, disse.

Confira reportagem completa


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados