Seja no mundo corporativo ou na realização de tarefas acadêmicas e pessoais, saber fazer o gerenciamento de projetos pode te ajudar a alcançar determinados objetivos.
Além do conhecimento teórico sobre o assunto, já é possível contar com ferramentas que têm como objetivo facilitar a gestão desses projetos. Ao deixar o processo mais simples, as chances de sucesso de conclusão de uma tarefa aumentam consideravelmente.
Mas quais são essas ferramentas? O que elas oferecem de melhor para seus usuários?
Para responder a essa pergunta, selecionamos as melhores ferramentas para gerenciamento de projetos, para você conhecer e escolher a ideal para suas necessidades. Confira!
Mas o que é gerenciamento de projetos?
Antes de falar das ferramentas, é preciso alinhar os pensamentos sobre o gerenciamento de projetos.
Também conhecido como gestão de projetos, trata-se do uso de conhecimentos, habilidades e recursos que garantam que um objetivo seja alcançado, seja em empresas, estudos ou na vida pessoal.
Os profissionais que sabem gerenciar projetos estão sendo cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Afinal, com essa habilidade e a escolha estratégica de ferramentas, uma empresa pode criar um diferencial de sua concorrência.
Conhecer os conceitos sobre essa gestão é fundamental – assim como descobrir recursos que facilitem a tarefa. A seguir, veja 4 opções de ferramentas para gerenciamento de projetos.
1. EdrawMind
A primeira opção, considerada por muitos como a ferramenta mais completa para gerenciar projetos, é o EdrawMind.
O EdrawMind é uma ferramenta com múltiplas propostas. Além de contar com uma área específica para gestão, possui espaços que permitem a criação de gráficos e infográficos, itens úteis para a maioria das empresas.
Sua plataforma é colaborativa. Ou seja, o EdrawMind permite que mais de um usuário colabore ao mesmo tempo em um projeto, o que é ideal para equipes que trabalham à distância.
Qualquer gráfico que você desenvolva, incluindo um material de gestão de projeto, pode ser transformado em apresentação. Assim, compartilhar seus objetivos com a equipe é algo bem simples.
Imagem EdrawMind
2. Asana
Uma opção bastante popular e que surge como uma das melhores ferramentas para gerenciamento de projetos é o Asana.
Um dos destaques desse software, que pode ser usado também pelo navegador do computador, é a visualização em linha de tempo. Esse recurso é interessante para projetos que precisam cumprir com um cronograma específico.
Além desse recurso, no Asana é possível organizar e determinar tarefas dentro dos projetos, com a possibilidade de conversar com outros integrantes de um time.
E uma curiosidade: há quem use o Asana para programar suas metas pessoais.
Imagem Blog Asana
3. Microsoft Project
Para muita gente, o Microsoft Project, também conhecido como MS Project, é o pai de todas as ferramentas para gerenciamento de projetos. Afinal, o recurso foi lançado em 1985, quando vários elementos da informática ainda estavam se desenvolvendo.
No MS Project, o usuário consegue planejar e gerenciar o trabalho, podendo ser utilizado por empresas de diferentes portes.
Quem gosta dos programas do pacote Office vai se sentir em casa com o visual do programa, já que segue o padrão dos softwares Microsoft.

Imagem Labone Consultoria
4. GanttProject
O GanttProject é uma opção não tão conhecida, apesar de ser um programa open-source gratuito. Sua principal função é oferecer ao usuário o gerenciamento de cronogramas e projetos.
Diferente do EdrawMind ou do MS Project, esse programa não é direcionado para todos os portes de empresa. Na verdade, ele é mais indicado para uso em pequenos e médios negócios, já que apresenta uma limitação na organização de informações.
E o nome do programa não é por acaso: assim como os gráficos de Gantt, um dos tipos mais conhecidos de esquema visual, no GanttProject cada curva do diagrama representa uma fase do projeto, facilitando a visualização.

Imagem Mundo da Computação Integral
Além da ferramenta
Contar com boas ferramentas para gerenciamento de projetos, seja o EdrawMind, Asana, MS Project ou GanttProject, é sempre positivo. Porém, é preciso ir além da ferramenta para ter sucesso na gestão.
Ao assumir o papel de gestor de um projeto, tenha em mente que a ferramenta é somente um auxílio. Você deve compreender como fazer essa gestão e estar sempre atento para possíveis mudanças de planos.
Assim, ao unir o conhecimento técnico com um bom recurso, como essas ferramentas para gerenciamento de projetos, você e seu time serão capazes de alcançar os objetivos!