Conteúdo de Marca

Curso de Direito da UNINASSAU Maceió é nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Métrica realizada pelo Ministério da Educação (MEC) avalia diversos aspectos dos cursos de graduação

25/04/24 - 09h15

O curso de Direito do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió alcançou a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), destacando-se como um dos melhores de Alagoas. O CPC é uma métrica realizada pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia diversos aspectos, incluindo a performance dos discentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a qualidade do corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

O reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), Paulo Pucu, atribuiu o sucesso ao comprometimento da comunidade acadêmica em fornecer educação de alta qualidade. "Obter uma nota de excelência no CPC para o curso de Direito é fundamental para a IES, os estudantes e o próprio campo jurídico. Isso reflete o bom ensino oferecido, atraindo oportunidades e reconhecimento e fortalecendo a formação dos futuros profissionais do ramo", ressaltou.

Vitor Montenegro, coordenador do curso na UNINASSAU, destacou que as parcerias com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Procon Maceió e a Defensoria Pública proporcionam aos discentes a oportunidade de aplicarem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. "No Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da unidade, os alunos desfrutam de um aprendizado ativo, o que os torna mais engajados academicamente. Isso não apenas os prepara para o Enade e o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas também enriquece sua formação profissional", enfatizou.

O curso se destaca pela atualização constante dos temas abordados em sala de aula, incorporando conteúdos relevantes e, muitas vezes, não contemplados em outros programas. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de realizar visitas técnicas frequentes a órgãos do sistema de Justiça, proporcionando uma imersão prática na profissão e no ambiente jurídico.

"Destacamos também o projeto Ubíqua, o qual oferece um ensino dinâmico, digitalizado e de excelência. O sucesso no Enade e CPC é resultado do comprometimento de nossa equipe acadêmica, formada por professores dedicados e que buscam entregar o melhor aprendizado, priorizando também a saúde mental e o real preparo para o mercado de trabalho", completou o coordenador Vitor Montenegro.

Outros projetos desenvolvidos dentro da Instituição são o Desafio Digital do Júri Simulado e o Notorium Jurídico, duas iniciativas que promovem a competição saudável entre os alunos das diferentes faculdades do grupo. Esses eventos não apenas estimulam o intercâmbio de experiências, mas também aprimoram habilidades essenciais como a oratória e a prática jurídica em um ambiente simulado, oferecendo uma valiosa oportunidade de desenvolvimento para todos os participantes.

“É fundamental termos disciplinas e projetos que cumpram com as exigências do MEC e, ainda, preparem nossos alunos para o mercado de trabalho. Nossa grade curricular foi pensada para permitir que o profissional possa melhor exercer a trabalhabilidade e/ou a empregabilidade. Por tal razão, podemos dizer que a preparação do nosso aluno se dá diariamente por meio das metodologias aplicadas durante as aulas e no nosso sistema avaliativo”, ressalta a coordenadora nacional dos cursos de Direito do Grupo Ser Educacional, Maria Amélia Calado, também destacando a plataforma GoOAB, dedicada a proporcionar uma preparação sólida e eficaz aos estudantes para o exame da Ordem.