Para garantir uma maior qualidade no fornecimento de energia elétrica aos seus clientes, assim como acompanhar o desenvolvimento populacional, serviços, agronegócio e indústrias, a Equatorial realiza constantemente obras, manutenção, modernização e melhoria contínua da infraestrutura elétrica. Para a execução desses serviços, em alguns casos, é necessário interromper o fornecimento de energia elétrica por um período. Essa interrupção é chamada de desligamento programado, tema do sétimo episódio do "É da Minha Conta", que vai ao ar toda terça-feira no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/Record TV.
O desligamento programado é uma prática rotineira realizada pelas distribuidoras de energia elétrica em todo o país. Tem por objetivo a suspensão temporária do fornecimento de energia elétrica em determinadas áreas ou localidades, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, visando a realização de trabalhos de manutenção preventiva, inspeção de equipamentos, expansão da rede elétrica e outras atividades necessárias para o bom funcionamento do sistema elétrico, de forma segura e que não são possíveis de serem realizados com a rede energizada.
As manutenções programadas acontecem com hora marcada, com previsão de início e fim.
Confira a seguir, os principais benefícios do desligamento programado:
- Manutenção Preventiva: Permite que a Equatorial realize inspeções detalhadas na rede elétrica identificando possíveis problemas para evitar interrupções não programadas;
- Modernização da Rede: Durante os desligamentos programados, é possível realizar a modernização e substituição de equipamentos obsoletos por tecnologias mais eficientes e avançadas, promovendo uma maior eficiência energética e reduzindo perdas técnicas.
- Expansão da Infraestrutura: Para atender ao crescimento da demanda por energia elétrica, a Equatorial utiliza os desligamentos programados para realizar a expansão da rede elétrica, conectando novos consumidores e proporcionando um serviço de qualidade a mais pessoas.
- Segurança dos Trabalhadores: A realização de trabalhos de manutenção em sistemas elétricos requer cuidados especiais para garantir a segurança dos profissionais envolvidos. Os desligamentos programados permitem a execução dessas atividades de forma controlada e protegida.
Para realizar o desligamento da rede, os clientes precisam ser comunicados. A Equatorial faz essa divulgação em jornal de grande circulação e também no site: www.equatorialenergia.com.br tem a lista das localidades que vão ter desligamento para melhoria da rede elétrica. Basta selecionar o município que você terá todas as informações.
![]() |
Investimentos
Para executar as melhorias, expansão e modernização da rede elétrica no estado realizadas através dos desligamentos programados, a Equatorial já aportou quase R$ 1,2 bilhão desde que chegou em Alagoas, em março de 2019.
As ações executadas pela Equatorial incluem construção de novas subestações, como as de Serraria e Ipioca – já concluídas, e as de Cidade Universitária, Craíbas, Barra de São Miguel e Costa dos Corais que estão em andamento.
O reforço no sistema elétrico também passa por novas linhas de distribuição, ampliação de subestações existentes, substituição de postes, transformadores, além da atualização e modernização das redes de média e baixa tensão e instalação de equipamentos que dão mais confiabilidade e segurança na distribuição da energia elétrica.
Os investimentos são realizados do litoral ao sertão, para contemplar todos os clientes da distribuidora, que hoje chega a 1 milhão 286 mil, em todo estado
