12 livros imperdíveis para relaxar nas férias

Publicado em 06/01/2026, às 14h30
Os livros para as férias são sempre o convite perfeito para se desligar do mundo real e abrir as asas para a imaginação (Imagem: Marina April | Shutterstock)
Os livros para as férias são sempre o convite perfeito para se desligar do mundo real e abrir as asas para a imaginação (Imagem: Marina April | Shutterstock)

Por Redação EdiCase

As férias chegaram e, com elas, um intervalo precioso em que o tempo desacelera. Seja na praia, no campo, no conforto de casa ou durante uma viagem, um bom livro surge como o convite perfeito para se desligar do mundo real e abrir as asas para a imaginação.

Nesta seleção, reunimos narrativas para todos os gostos: mistérios de tirar o fôlego, dramas sensíveis, romances cheios de encanto, ficções especulativas divertidas e histórias que reimaginam o Brasil. Entre aventuras extraordinárias, segredos familiares, tramas futuristas e mais, você com certeza vai encontrar a companhia ideal para seus dias de descanso. Confira!

1. Macadâmia

Capa do livro
Em “Macadâmia”, Lucas Paio cria uma ficção divertida e surreal (Imagem: Divulgação | Lucas Paio)

Pablo só queria manter sua rotina simples, mas uma ordem de despejo o lança em uma road trip caótica ao lado de personagens improváveis. Com humor inteligente e crítica social, Lucas Paio cria uma ficção especulativa divertida e surreal, ideal para fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

2. Heartsong – O Bando

Capa do livro Heartsong – O Bando, com a ilustração de dois lobos lado a lado, formando um coração, sobre um fundo verde e amarelo
“Heartsong – O Bando”, combina fantasia e emoção em uma história sobre identidade, laços e amor (Imagem: Divulgação | Editora Morro Branco)

Na jornada de Robbie Fontaine, TJ Klune aprofunda o universo de Green Creek ao misturar magia, pertencimento e romance entre dois lobisomens. Ambientado na dinâmica alfa–beta–ômega (A/B/O), o livro combina fantasia e emoção em uma história queer sobre identidade, laços e amor.

3. Clube de assassinatos de Marlow

Capa do livro
Em “Clube de assassinatos de Marlow”, Robert Thorogood inaugura uma trilogia irresistível, perfeita para fãs de Agatha Christie (Imagem: Divulgação | Editora Tordesilhas)

Quando um crime abala a tranquilidade de uma vila inglesa, três mulheres improváveis assumem a investigação. Com humor britânico e clima clássico de mistério, Robert Thorogood inaugura uma trilogia irresistível, perfeita para fãs de Agatha Christie.

4. Jovens, Reais, Escandalosos

Capa do livro
Em “Jovens, Reais, Escandalosos”, Katy Birchall, constrói uma narrativa viciante sobre poder, aparências e segredos familiares (Imagem: Divulgação | Mood)

Ao entrar em um colégio frequentado pela elite mundial, Ruby Carter descobre um universo de glamour, intrigas e romances proibidos. A autora, Katy Birchall, constrói uma narrativa viciante sobre poder, aparências e segredos familiares.

5. Os amadores do Brasil

Capa do livro
“Os amadores do Brasil” percorre diferentes épocas e regiões do país para retratar personagens comuns diante de dilemas culturais, sociais e afetivos (Imagem: Divulgação | Marco Brito Mioni)

Ao longo de 23 contos, Marco Brito Mioni percorre diferentes épocas e regiões do país para retratar personagens comuns diante de dilemas culturais, sociais e afetivos. Com humor e sensibilidade, o autor constrói um mosaico da identidade brasileira, entre ironia, crítica e afeto.

6. Esperança

Capa do livro
“Esperança” é um romance sensível sobre empatia, amizade e a força dos pequenos gestos em meio à dor (Imagem: Divulgação | Editora Autografia)

Aos 16 anos, Esperança enfrenta uma mudança radical de vida e um diagnóstico difícil sem abrir mão do desejo de transformar o mundo ao seu redor. Um romance sensível sobre empatia, amizade e a força dos pequenos gestos em meio à dor.

7. A paixão de Schrödinger

Capa do livro
“A paixão de Schrödinger” explora memória, dependência emocional e vínculos na era da inteligência artificial (Imagem: Divulgação | Nala Macallan)

Após o fim de um relacionamento, um físico recria digitalmente a ex-parceira para entender o amor que o destruiu. Nala Macallan explora memória, dependência emocional e vínculos na era da inteligência artificial.

8. O amor come espaguete

Capa do livro
Em “O amor come espaguete”, Vivy Corral entrega uma comédia romântica leve, divertida e cheia de química (Imagem: Divulgação | Editora Clube de Autores)

Durante uma viagem pela Itália, uma criadora de conteúdo se vê presa a uma mentira — e a um romance inesperado. Vivy Corral entrega uma comédia romântica leve, divertida e cheia de química, perfeita para fãs de enemies to lovers.

9. Sem remorso

Capa do livro
“Sem remorso” narra a história de um ex-militar que decide fazer justiça com as próprias mãos após perder a esposa em um crime brutal (Imagem: Divulgação | Editora Viseu)

Após perder a esposa em um crime brutal, um ex-militar decide fazer justiça com as próprias mãos. Escrito por Luciano Manzato, o thriller mergulha em dor, vingança e nos limites entre herói e vilão.

10. Biotecnosfera

Capa do livro
Em “Biotecnosfera”, Lucas Araujo propõe uma ficção provocadora sobre ética, poder e regeneração planetária (Imagem: Divulgação | Lucas Araújo)

Em um mundo em colapso, um conselho formado por mentes brilhantes tenta redesenhar o futuro da humanidade. Lucas Araujo propõe uma ficção provocadora sobre ética, poder e regeneração planetária.

11. Retratos no espelho

Capa do livro
Em “Retratos no espelho”, José Cristovam constrói um drama familiar que atravessa décadas em diálogos intensos e fragmentados (Imagem: Divulgação | Editora All Print)

Com estrutura de roteiro, José Cristovam constrói um drama familiar que atravessa décadas em diálogos intensos e fragmentados. A leitura se transforma em experiência cinematográfica, embalada por trilha sonora via QR code.

12. Vale do silêncio

Capa do livro
Em “Vale do silêncio”, Eduardo Bega mistura suspense, ironia e o inexplicável em um mistério que se espalha como espetáculo (Imagem: Divulgação | Eduardo Bega)

Quando luzes misteriosas surgem em um lago, uma cidade pacata vira palco de teorias e desaparecimentos inquietantes. Eduardo Bega mistura suspense, ironia e o inexplicável em um mistério que se espalha como espetáculo.

Por Dielin da Silva

Gostou? Compartilhe