O jovem Jacob Miller tem 18 anos, mas desde que nasceu enfrenta uma luta contra o peso: mesmo sendo um bebê prematuro, ele já pesava 5,5 kg. No seu primeiro aniversário, chegou aos 23 kg, mais que o dobro do peso recomendado para a idade.
LEIA TAMBÉM
A família se preocupava com o seu crescimento acelerado: eram, em média, 45 kg por ano, o que culminou em 320 kg em 15 anos de vida. Além do sobrepeso, Jacob enfrentava graves problemas de saúde: seus órgãos internos estavam sobrecarregados e o jovem tentava lidar com a diabetes, além dos problemas respiratórios e cardiovasculares.
Ao contrário do que se possa acreditar, a obesidade do jovem não era resultado de uma ingestão absurda de calorias e da falta de exercícios. Exames médicos mostraram que Jacob sofre de uma desordem hormonal congênita e que, além do tratamento, seria necessário realizar uma redução de estômago.
Em 2013, Jacob foi internado em um hospital em Cincinnati, nos Estados Unidos, e, durante três horas, teve o seu estômago reduzido ao tamanho de um ovo. Com o auxílio de médicos e fisioterapeutas, o adolescente mudou por completo a sua rotina e conseguiu perder 68 kg nos três primeiros meses.
Mais feliz e confiante, Jacob compartilhou em seu Facebook suas conquistas e esperou ser uma inspiração aos que sofrem com o mesmo problema. Ele até contou que, pela primeira vez, conseguiu convidar uma garota para dançar em um baile da escola.
Parecia ir tudo bem, até que, neste ano, uma pessoa próxima ao jovem criou uma página para divulgar informações atuais sobre o seu estado de saúde. Segundo a divulgação, Jacob não está tendo o apoio necessário em casa, não consegue pagar uma academia e acabou ganhando peso novamente. Aos 18 anos, ele acaba de terminar o ensino médio e não consegue arrumar um emprego por causa de suas condições físicas.
A página pede ajuda para que o trabalho e os esforços anteriores não sejam jogados fora. Infelizmente, este caso é similar aos de participantes de reality shows como “The Biggest Loser”, que, sem a continuidade no programa de exercícios físicos, alimentação equilibrada e acompanhamento especializado, acabam recuperando o peso e ficando ainda mais desmotivados.
LEIA MAIS
+Lidas