Durante os períodos intensos de estudo, especialmente na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum passar longas horas sentado e concentrado nos livros. No entanto, pequenas pausas ao longo do dia podem fazer toda a diferença para o corpo e a mente. Além de aliviar tensões, os alongamentos ajudam a recuperar o foco e deixam o aprendizado mais leve e produtivo.
LEIA TAMBÉM
Segundo Klauber Menezes Penaforte, coordenador de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, alongar o corpo entre sessões de estudo ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a tensão muscular e aliviar o estresse acumulado. “Movimentos simples, como alongamento de braços, pescoço e coluna, podem revitalizar a mente e preparar o cérebro para absorver melhor o conteúdo”, explica.
Essas pausas ativas estimulam a produção de endorfinas, contribuindo para maior disposição, memória e foco. O especialista recomenda que os alunos reservem de 3 a 5 minutos a cada hora de estudo para realizar alongamentos leves, respirando profundamente e relaxando os músculos.

Abaixo, Klauber Menezes Penaforte dá 5 dicas de alongamentos simples para os intervalos de estudo:
Para aqueles que desejam potencializar o aprendizado, alongamentos podem ser combinados com breves caminhadas ou exercícios de respiração. Segundo o profissional, o importante é criar o hábito de se movimentar regularmente, mesmo nos períodos mais intensos de preparação para o exame.
Por Priscila Dezidério
+Lidas