A idade da Lua: o que se sabe sobre o nascimento do nosso satélite natural
A hipótese mais aceita para a formação da Lua é a do Big Splash - ou "grande impacto". De acordo com ela, logo após a formação do Sistema Solar, um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, se chocou de lado com a Terra, jogando ao espaço bil...
Publicado em 27/08/2019, às 12h09
Nasa
Por BBC Brasil
A hipótese mais aceita para a formação da Lua é a do Big Splash - ou "grande impacto".
De acordo com ela, logo após a formação do Sistema Solar, um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, se chocou de lado com a Terra, jogando ao espaço bilhões de toneladas de rochas e outros materiais, que se aglutinaram e deram origem ao satélite.
O problema é saber a época em que essa batida gigantesca teria ocorrido.
Até recentemente, as estimativas variavam de 30 a 200 milhões anos após o surgimento do Sistema Solar. Agora, um trabalho com a participação de um pesquisador brasileiro, dá uma data mais precisa: 4,51 bilhões de anos atrás, ou seja, 50 milhões de anos após a aparição do Sol e seus planetas.
No trabalho, realizado nos laboratórios de geoquímica da Universidade de Colônia, de petrologia experimental, da Universidade de Bonn - ambos na Alemanha - e de Geologia Isotópica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os pesquisadores analisaram, com métodos modernos e precisos, amostras de solo e rochas coletadas na Lua pelos astronautas do Programa Apollo, da Nasa, a agência espacial americana.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando,
você concorda com essas condições.