Abono salarial PIS-Pasep 2026: consulta ao benefício é liberada; veja como fazer

Publicado em 05/02/2026, às 10h18
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por g1

Os trabalhadores já podem verificar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, com início das consultas a partir de 5 de outubro. O pagamento começará em 16 de fevereiro de 2026, seguindo um calendário fixo.

O Ministério do Trabalho e Emprego estima que 26,9 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando R$ 33,5 bilhões em pagamentos. Os trabalhadores do setor privado podem consultar a situação do benefício pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Na primeira fase, o abono será disponibilizado para os nascidos em janeiro, com valores acessíveis até 30 de dezembro de 2026. As datas de pagamento para os demais meses já estão definidas, garantindo um cronograma claro para os beneficiários.

Resumo gerado por IA

Os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, a partir desta quinta-feira (5).

Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:

  • Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  • Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  • Toque em "Benefícios" e, em seguida, em "Abono Salarial". A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa no dia 16 de fevereiro. A partir deste ano, o abono será pago por meio de calendário fixo.

Veja abaixo todas as datas de 2026:


Janeiro 15 de fevereiro
Fevereiro 15 de março
Março e Abril 15 de abril
Maio e Junho 15 de maio
Julho e Agosto 15 de junho
Setembro e Outubro 15 de julho
Novembro e Dezembro 15 de agosto  

Abono salarial 2026

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a estimativa é de que 26,9 milhões de trabalhadores sejam beneficiados neste ano, com um total de R$ 33,5 bilhões em pagamentos.

Nesta primeira etapa, o benefício será pago aos trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 30 de dezembro de 2026.

Gostou? Compartilhe