Açaí, fruto do açaizeiro, nativo da Amazônia, lembra pérola negra. De sabor intenso, a frutinha conquistou o mundo pelos seus benefícios a saúde. O fruto redondo também é alagoano: nas terras da Fazenda Águas de São Bento, em Boca da Mata, são mais de 25 mil pés. Lá também tem uma fábrica que produz polpa (pura) e sorbet (sorvete sem leite) da marca Açaí Guardiã.
LEIA TAMBÉM

Polpa de açaí 100% pura é produzida na cidade de Boca da Mata
A plantação de palmeiras de açaí ocupa 35 hectares da Fazenda Águas de São Bento, que tem safra de janeiro a julho. A fábrica, implantada em 2017, é responsável pela produção de diferentes tipos: açaí médio (polpa pura de 100ml e 1l) e o creme de açaí com guaraná (sorbet), ambos sem glúten e sem lactose com vendas nas lojas da Erva Doce & Doce Erva.
Para o açaí 100% alagoano adentrar no mercado local, a história começou há 18 anos, quando as primeiras mudas do Belém de Pará foram trazidas por Alberto Tenório e plantadas na fazenda da família. No início, a produção era apenas para os poucos visitantes da região, já que na propriedade também acontecem atividades de turismo ecológico e cultural com o museu do Manoel da Marinheira.

Plantação e colheita de açaí em Boca da Mata
As mudas foram cultivadas pelo casal Jorge e Nazaré Tenório. Atualmente é o neto do casal, Ricardo, da terceira geração da família, quem comanda a fábrica, que trabalha com 20% da capacidade, mas uma das metas da empresa alagoana é, ainda neste ano, lançar o sobert zero açúcar, que já está em fase de testes.

Polpa do Açaí Guardiã
“Nosso açaí tem a grande vantagem de sair do campo direto para a fábrica, o que mantém o frescor e a qualidade do produto”, conta Ricardo Tenório, confiante na qualidade da polpa sem aditivos químicos, pura, podendo ser consumida com açúcar e frutas.

Sorbet (sorvete sem leite) de açaí sem leite é obra prima do Açaí Guardiã
Já o sorbet cremoso é viciante. Feito com extrato de guaraná e açúcar, ele vem em potes de 180 ml , um litro ou 10 litros. Quando a gente prova, não quer para mais de tão bom que é. Também é aguardado o lançamento do sorvete de cupuaçu (tive o privilégio de provar e já sinto saudades…).
A fábrica do Açaí Guardiã está dentro dos padrões de qualidade, iniciados desde a colheita e até o produto final, num processo acompanhado por técnicos especializados.

O açaí chega na fábrica e passa pela primeira limpeza
O açaí é um alimento rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais, fibras… O consumo do açaí fortalece ossos e cartilagens, auxilia nas funções da memória, reposição energética, prevenção de doenças cardiovasculares e trânsito intestinal.

O açaí sai da palmeira direto para a fábrica
E o melhor é que o açaí é plantado, colhido e fabricado em Boca da Mata, cidade conhecida pelas esculturas de madeiras da família de André Marinheira, e, agora, também como terra do açaí.

Um das salas do Museu Manoel Marinheira com seus mais 1.500 bichos de madeira
O nome Açaí Guardiã é uma homenagem à cidade de Boca da Mata, berço dos artistas da família Marinheira. A fazenda é guardiã das obras dos artistas e abriga um museu com mais de 1.500 obras de bichos, na sua grande maioria onça.
A onça – sempre retratada nas esculturas da família Marinheira, ela é a guardiã da floresta e da mata. Tudo isso associado à música do alagoano Djavam, ?açaí guardiã… ?, deixou a música com mais sabor.

Colheita do açaí em Boca da Mata
Rota Açaí Guardiã
As lojas Erva Doce & Doce Erva vende a polpa e Sorbet: Telefone: (82) 3217-3334/ (82) 9 9307-3611
www.ervadoceerva.com.br

Detalhe da Fazenda Águas de São Bento em Boca da Mata
LEIA MAIS
+Lidas