Para reforçar a imunização dos públicos-alvo contra o vírus da Influenza, que têm registrado baixa procura nas unidades de saúde e demais pontos de vacinação, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realiza nestes sábado (26) e domingo (27), uma ação de imunização ao ar livre, no Parque do Centenário, no Farol, no horário das 16h às 20h.
LEIA TAMBÉM
“Estamos num período de chuvas intensas, bastante propício à ocorrência de doenças respiratórias, por isso, estamos apelando aos idosos, pais de crianças na faixa etária da campanha e gestantes, que são mais suscetíveis às consequências graves da Influenza, para que participem dessa ação. Mas, se não puderem estar conosco no Parque do Centenário, procurem uma unidade de saúde durante a semana ou outro ponto de vacinação o quanto antes. A prevenção é nossa melhor arma”, alerta o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura.
Mesmo com a abertura da campanha para toda a população, sem a restrição dos grupos prioritários, a cobertura vacinal está longe de atingir a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. E apesar de sua importância, a campanha iniciada no mês de abril, só atingiu até agora o percentual de 39,59% da meta.
A preocupação da SMS se justifica exatamente nos percentuais de doses aplicadas em idosos (40,45%), crianças de 6 meses a 5 anos (41,41%) e, principalmente, gestantes (13,85%), mesmo após a adoção de inúmeras estratégias para promover o acesso da população à vacina, a exemplo de novos pontos de imunização, da vacinação nas escolas e da imunização nos bairros, promovida pela ação Imuniza Aqui.
A Coordenação de Imunização do município reforça o quanto essa medida tão simples é necessária para evitar consequências mais graves decorrentes da doença, como internações, complicações e óbitos.
“A Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alto grau de transmissão. Com a vacina de 2025, que tem formulação eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, os maceioenses têm a oportunidade de se protegerem contra a doença, contribuindo assim para a redução de atendimentos ambulatoriais, internações e mortalidade decorrentes da doença”, reforça a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Em Maceió, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, onde a aplicação da vacina pode ser feita com tranquilidade e tempo de espera reduzido. Nas unidades Corujão, que têm horário estendido, o usuário pode garantir sua imunização até às 21h.
Além das unidades de saúde, a intensificação da vacinação contra a Influenza também está sendo feita em pontos fixos e volantes, nos seguintes locais e horários:
LEIA MAIS
+Lidas