Em um cenário de rápidas transformações nos hábitos de consumo, inovar deixou de ser
diferencial para se tornar premissa básica para marcas que desejam crescer de forma
consistente. Atenta a esse novo tempo, a agência alagoana Duck Comunicação anuncia a
criação de um núcleo integrado de branding e inovação voltado ao desenvolvimento de
produtos, reposicionamento de marcas e lançamento de negócios.
A grande novidade do projeto está na parceria com Gustavo Fruges, profissional com mais
de 20 anos de experiência em construção de marcas, inovação e comunicação, com
passagens por Grupo Boticário, Unilever e Nestlé. Ele foi um dos nomes por trás do
lançamento da quem disse, berenice?, marca que marcou a história da beleza no Brasil
com seu posicionamento democrático e inovador. “Escolhi a Duck por enxergar nela uma
combinação rara: raízes fortes no mercado local e coragem para inovar com excelência. A
energia criativa da equipe e a visão estratégica da Raphaella me deram a certeza de que
essa era a agência certa para cocriar projetos com relevância nacional, partindo do
Nordeste”, afirma Gustavo Fruges, que atuará exclusivamente com a Duck em projetos na
região.
O Nordeste como polo de inteligência criativa
Com sede em Maceió (AL), a Duck Comunicação completa 26 anos em 2025 e vem
passando por um movimento de reinvenção nos últimos anos. Com a chegada da diretora
de gestão de marca e inovação, Raphaella Dorvillé, a agência reposicionou sua atuação,
incorporando serviços de branding, desenvolvimento de produtos e inovação para empresas
públicas e privadas. O novo núcleo de nasce como resposta direta à crescente demanda
por projetos que integram comunicação, estratégia e negócio.
“Nosso objetivo é ser uma plataforma para marcas que desejam crescer de forma relevante
e sustentável. Este núcleo une criatividade, dados e metodologia para entregar soluções
que vão além da propaganda — queremos ajudar nossos clientes a criar novos produtos,
repensar seus modelos de negócio e se conectar com o que realmente importa para as
pessoas”, explica Raphaella Dorvillé.
Neste novo momento, o núcleo da agência será responsável por projetos como pesquisa de
mercado com foco em inovação e comportamento do consumidor, reposicionamento de
marcas e portfólios de produto, cocriação de novos produtos ou unidades de negócio para
empresas já estabelecidas, naming, identidade e estratégia de lançamento de marcas do
zero, workshops de inovação, cultura de valor e integridade para lideranças. “Os projetos
serão desenvolvidos em colaboração com times multidisciplinares da agência e uma rede de especialistas convidados, sob curadoria do próprio Gustavo Fruges”, ressalta a diretora
de inovação da Duck.
Tendência nacional: agências que vão além da publicidade
A movimentação da Duck segue uma tendência que cresce em todo o país: a
transformação das agências de publicidade em consultorias de marca e hubs de inovação.
Com o avanço da tecnologia, a pulverização dos meios e o aumento da concorrência,
empresas têm buscado parceiros estratégicos que não apenas “comuniquem bem”, mas
que ajudem a pensar o negócio de forma criativa, alinhada às mudanças culturais e
mercadológicas.
O Núcleo de inovação da Duck surge como uma iniciativa pioneira no Nordeste, capaz de
atender empresas da região com qualidade de entrega comparável aos grandes centros —
e, ao mesmo tempo, com uma compreensão profunda das especificidades do mercado
local.
A expectativa é que este novo conceito dentro da agência gere impacto direto em empresas
de médio e grande porte, startups, indústrias e instituições que desejam inovar com
segurança. Além disso, os fundadores já planejam a realização de eventos, mentorias e
projetos colaborativos com foco na formação de lideranças criativas e fortalecimento da
cultura de inovação no Nordeste.
“Acreditamos que a inovação não precisa acontecer só nos grandes centros. Temos
talentos, mercado e visão de futuro no Nordeste. Nossa proposta é ser esse catalisador de
ideias e negócios com identidade, alma e resultado”, completa Raphaella.
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