por Pedro Acioli*
Publicado em 16/02/2026, às 10h31
O Santos garantiu sua classificação para as quartas de final do Paulistão ao vencer o Velo Clube por 6 a 0, enquanto o time adversário foi rebaixado. O jogo também marcou o retorno de Neymar aos gramados, gerando polêmica após um lance de falta em que o zagueiro Islan foi envolvido.
Durante a partida, Islan teve um comportamento agressivo em relação a Neymar, resultando em trocas de xingamentos, mas apenas um cartão amarelo foi aplicado. A situação ganhou repercussão nas redes sociais, especialmente após a torcida do Velo Clube fazer ameaças ao jogador santista.
O Santos se manifestou nas redes sociais, ironizando a situação, enquanto personalidades como o jogador de vôlei Bruninho e o ex-lateral Léo Moura criticaram a atitude de Islan. Neymar, por sua vez, respondeu indiretamente a essas provocações através de uma postagem em suas redes sociais.
A partida entre Santos e Velo Clube foi marcada por uma série de acontecimentos relevantes: a classificação do Peixe para o mata-mata do Paulistão, o rebaixamento do Velo Clube, a vitória santista por 6 a 0, o retorno de Neymar aos gramados e ainda chegadas duras seguidas de discussão protagonizada pelo zagueiro alagoano Islan.
LEIA TAMBÉM
O confronto aconteceu na noite deste domingo (15), pela oitava e última rodada da primeira fase do estadual. O time da Baixada Santista ficou em oitavo com 12 pontos e encara o Novorizontino nas quartas de final.
Quando o relógio marcava 78 minutos, em um lance de contra-ataque do Santos, Neymar enfiou uma bola para Miguelito. Islan chegou atrasado no lance e deu um carrinho forte no pé direito do camisa 10 santista. Ao levantar, os dois trocaram xingamentos e o defensor do Velo Clube recebeu amarelo.
Minutos depois, uma bola foi levantada na direção de Neymar e o alagoano deixou o braço no pescoço do craque. Novamente os dois trocaram xingamentos, mas nenhum cartão foi aplicado. Assista:
Ver essa foto no Instagram
O lance ganhou grande repercussão nas redes sociais, especialmente após a polêmica registrada no meio da semana. Integrantes da torcida organizada do Velo Clube chegaram a visitar os atletas e pediram que “se fosse preciso, tirassem Neymar da Copa".
Depois da declaração, Neymar se manifestou nos Stories do Instagram. O camisa 10 do Santos postou a foto clássica de Adriano Imperador com a camisa "Que Deus perdoe essas pessoas ruins".
Islan tem 29 anos, nasceu em Maceió e esteve no CSA em 2025. Ele fez 23 jogos e esteve presente na campanha do rebaixamento do Azulão para a Série D.
Santos e personalidades se manifestaram
Durante o embate entre os dois, a conta oficial do Santos na rede social X se manifestou e provocou o jogador. “Neymar tem muitos fãs ao redor do mundo. O camisa 13 do Velo Clube parece ser um deles”.
Já o jogador de vôlei Bruninho, amigo pessoal de Neymar, e o ex-lateral-direito Léo Moura se posicionaram em comentários nas redes sociais. “Loucura isso aí”, afirmou o levantador.
“Como um cara desse sem noção faz isso??? A maldade e a inveja é nítido!!”, disse o lateral.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas