A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ampliar a vacinação contra Influenza para maiores de 6 meses de vida. A medida passa a valer a partir deste sábado, 9, nos postos de vacinação municipais até a utilização das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
LEIA TAMBÉM
A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tinha sido prorrogada até o dia 8 de julho para os grupos prioritários, em Alagoas. A campanha iniciou dia quatro de abril em todo o país. Com o fim da 24ª Campanha para os grupos prioritários, agora a Sesau vai ampliar o público, que antes estava restrito aos idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Conforme dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde, até esta quinta-feira, 7, Alagoas aplicou 550.372 doses da vacina contra a Influenza, o que corresponde a uma cobertura de 68,90% do público-alvo preconizado.
Sobre a Influenza - A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Leia a nota da Sesau na íntegra:
"Com o fim da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza exclusiva para os grupos prioritários, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá ampliar a vacinação para maiores de 6 meses de vida. A medida passa a valer a partir deste sábado (09), nos postos de vacinação municipais até a utilização das doses enviadas pelo MS.
Conforme dados do LocalizaSUS, do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (07), Alagoas aplicou 550.372 doses da vacina contra a Influenza, que corresponde a uma cobertura de 68,90% do público-alvo preconizado".
LEIA MAIS
+Lidas