Alagoas apreende mais de 2,8 toneladas de drogas e 1.655 armas em 2025

Publicado em 23/01/2026, às 15h46
Ascom SSP
Ascom SSP

Por Secom Alagoas

Entre janeiro e dezembro de 2025, as forças policiais de Alagoas apreenderam mais de 2,8 toneladas de drogas e 1.655 armas, refletindo uma atuação eficaz das Polícias Militar e Civil em ações integradas de combate ao crime.

O volume de entorpecentes apreendidos em 2025 aumentou 35,7% em relação a 2024, com destaque para a maconha, cocaína e crack, evidenciando a crescente eficácia das operações policiais e o apoio da população por meio de denúncias.

O Governo de Alagoas tem investido em tecnologia e capacitação para fortalecer a segurança pública, resultando em operações de grande impacto, como a realizada em fevereiro, que desmantelou uma organização criminosa e apreendeu substâncias e armamentos significativos.

Resumo gerado por IA

Entre janeiro e dezembro de 2025, as forças policiais de Alagoas apreenderam mais de 2,8 toneladas de entorpecentes e retiraram de circulação 1.655 armas de fogo em todo o estado.

Os números expressivos refletem a atuação conjunta das Polícias Militar e Civil, combinando ações ostensivas, investigações qualificadas e o uso de inteligência policial. Ao todo, foram apreendidas cerca de 2,2 toneladas de maconha, 551 quilos de cocaína e 85 quilos de crack, além de loló, skunk e outras drogas.

As armas e os entorpecentes foram retirados de circulação por meio de abordagens a suspeitos, operações direcionadas, investigações e informações repassadas pela população por meio do Disque-Denúncia 181.

Em relação ao volume total de drogas apreendidas, o resultado de 2025 representa um aumento de 35,7% em comparação com 2024, ano em que foram retiradas de circulação 1,8 tonelada de entorpecentes. Desse total, 1,47 tonelada correspondia à maconha, 311 quilos à cocaína e 38 quilos ao crack, as substâncias com maior incidência nas apreensões.

De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, o mês de setembro apresentou os melhores resultados da série histórica, superando os índices registrados em anos anteriores. O desempenho é atribuído aos investimentos do Governo de Alagoas na área da segurança pública, com foco em tecnologia, monitoramento, capacitação e fortalecimento da inteligência policial.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, os resultados são consequência direta do modelo de gestão baseado em inteligência, integração e investimentos robustos na segurança.

“Esses números mostram a eficiência da força-tarefa de inteligência da SSP e da atuação integrada das nossas polícias. O Governo de Alagoas tem investido fortemente em tecnologia, estrutura e equipamentos, permitindo que as forças de segurança trabalhem de forma coordenada e estratégica. Cada arma e cada quilo de droga apreendidos representam vidas que foram salvas e mais segurança para a população alagoana”, disse o secretário.

Em Maceió, uma das ações de maior impacto ocorreu em fevereiro, durante uma operação integrada coordenada pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP, em parceria com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e o Ministério Público de Alagoas.

A operação resultou na apreensão de mais de 210 quilos de drogas, além de sete armas de fogo — entre elas um fuzil — e 1.389 munições. Segundo as investigações, o material pertencia a uma organização criminosa de grande porte, com ramificações em outros estados, representando um dos maiores golpes recentes contra o tráfico de drogas na capital.

Gostou? Compartilhe