Alagoas entra em estado de atenção para pancadas de chuva e ventos fortes

Publicado em 08/02/2026, às 13h15
Arquivo
Arquivo

Por Redação

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas emitiu um aviso de atenção para chuvas, prevendo pancadas acompanhadas de ventos fortes e raios, com instabilidade prevista até a noite de domingo.

O alerta abrange quase todo o estado, com foco nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, onde há risco de acumulados significativos de chuva e fenômenos adversos.

As autoridades estão monitorando as condições meteorológicas em tempo real e alertam a população para evitar áreas de risco, enquanto os níveis dos rios permanecem normais, sem risco iminente de transbordamento.

Resumo gerado por IA

Um aviso de atenção para chuvas foi emitido neste domingo (08) pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e  Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL). O alerta engloba diversas regiões de Alagoas.

De acordo com os modelos meteorológicos mais recentes, o estado deve registrar pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios. A previsão indica que essa instabilidade deve se estender, ao menos, até o final desta noite. Há possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada.

A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis.

Embora o aviso abranja quase todo o estado, a atenção deve ser redobrada nas regiões do Litoral (incluindo a Grande Maceió), Zona da Mata, Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, onde há possibilidade de acumulados significativos em pontos isolados.

Riscos e precauções

A principal preocupação dos especialistas recai sobre a formação dessa nebulosidade convectiva, que aumenta o risco de fenômenos adversos.

A população deve estar atenta a rajadas de vento que podem causar destelhamentos, queda de árvores e de placas de sinalização mal fixadas.

Além disso, as pancadas de chuva repentinas podem gerar alagamentos pontuais, especialmente em áreas urbanas que sofrem com deficiências no sistema de drenagem.

Apesar do alerta para o tempo severo em pontos específicos, o órgão estadual ressalta que, até o momento, não há risco iminente de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado. Os níveis das bacias hidrográficas seguem dentro da normalidade, mas permanecem sob vigilância contínua das equipes técnicas.

Monitoramento contínuo

A Semarh-AL informou que a Superintendência segue monitorando as condições sinóticas em tempo real.

Caso as previsões numéricas indiquem um agravamento da situação ou um aumento substancial nos volumes de chuva, o atual estado de atenção poderá ser elevado para um alerta meteorológico formal.

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações oficiais e evite áreas de risco durante as pancadas de chuva mais intensas.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis
dos principais rios:

Tempo: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
Níveis dos rios: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico

Gostou? Compartilhe