Apesar do anúncio de antecipação da vacinação contra H1N1 feita pelo Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Alagoas informou que não pretende antecipar a imunização no estado. A previsão é que as doses sejam fornecidas a partir do dia 30 de abril.
LEIA TAMBÉM
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Alagoas, Denise Castro, não há como antecipar por conta da entrega dos laboratórios. "Temos doses remanescentes do ano passado, mas elas não serão usadas por conta dessa nova dosagem, que vem mais eficaz", disse durante entrevista ao TNH1.
A nova vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, será possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.
Em Maceió, as unidades sentinelas realizam a coleta de secreção para monitoramento do vírus. Os mini-pronto socorros Assis Chateaubriand e João Fireman e outras duas unidades de saúde, o Hospital Hélvio Auto e o Hospital Geral do Estado (HGE), realizam esse monitoramento.
Em Alagoas, duas pessoas estão internadas com suspeitas de H1N1, e outras cinco aguardam o resultado de exames para confirmação da doença. Em 2015, três casos foram confirmados.
+Lidas