Jamais vou esquecer o sorriso do Bahia, alagoano de Marechal Deodoro, com seu humor peculiar e de uma simpatia era farta, me chamava de moçinha. Da última vez que encontramos falei da nova edição livro, e de que o Bar do Bahia estava entre as 100 indicações. Ele muito feliz pegou a antiga edição para mostrar que guardava com muito orgulho, também contou que aos 80 anos nadava todo dia, e tinha a saúde de ferro. Mas o câncer foi cruel, e levou o alagoano mais arretado do universo, o Bahia, que dizia: “Sou primo do Barack Obama!”, na época fizemos uma montagem do presidente dos EUA comendo siri de coral com Bahia, e ele colocou na parede do bar.
LEIA TAMBÉM
Desejo, alias, todos nós que amamos o Bahia, que o bar continue o legado saboroso da melhor fritada de siri, e porque o humor estará sempre presente nos nossos corações.

Fritada do Bahia mais de 30 anos de tradição
São mais de 30 anos e a fritada de siri do Bahia não muda, continua generosa na quantidade de siri, sabor inigualável, carne do crustáceo bem molhadinha e envolvida numa camada de ovos batidos. Para escoltar, a tradição da cozinha alagoana, pirão de peixe (de lamber os beiços) e arroz. No tempero, apenas a carne do crustáceo cozida com um pouco de manteiga, tomate, cebola e pimentão. E o melhor na carne do siri: raramente se acha a casquinha do bichinho das lagoas.
O humor é a característica do alagoano, que também adorava desafiar: “se alguém achar um siri sem coral ganha uma cerveja”. E ninguém nunca ganhou porque o siri tem sempre coral. Bahia utiliza a “tecnologia” ambiental: são seis viveiros grandes, batizados de “freezer natureza”, onde são armazenados, aproximadamente, 150 siris em cada um. Para manter os crustáceos vivos, os viveiros são colocados na própria Lagoa Manguaba, ficando lá por até quatro dias. Para os siris não matarem uns aos outros, Bahia coloca folhas, que garantem a paz.

Bahia, alagoano, mais simpático e com melhor humor do mundo
O siri de coral é uma iguaria alagoana, a gente não encontra em outro Estado do Nordeste. “Essa lagoa é uma benção para a gente. Não é poluída, então siri de coral não falta”, dizia o alagoano, ex-pescador.
LEIA MAIS
+Lidas