Calorão continua? Veja como deve ficar o tempo em Alagoas neste fim de semana

Publicado em 31/10/2025, às 15h33
Foto: Reprodução/Semarh
Foto: Reprodução/Semarh

Por Redação

Este fim de semana deve ser de calor em todas as regiões de Alagoas. É o que diz a meteorologia divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh

De acordo órgão, o 1° dia de novembro deve ser de sol entre poucas nuvens com máxima de até 35° na região do Sertão e Sertão de Alagoas.

Já nas regiões do Agreste, Baixo São Francisco, Maceió, Litoral e Zona da Mata, a meteorologia prevê períodos de sol intercalados com nuvens na manhã deste sábado, 1°. O sol deve predominar no restante do período, que ainda terá máxima de até 33°C.

Previsão para o domingo, 2

Para o primeiro domingo do mês de novembro, a previsão aponta para continuidade do calor no Sertão e Sertão do São Francisco. A máxima novamente pode chegar a 35°C,

No agreste, o sol deve ficar entre poucas nuvens durante todo o dia.

Na Zona da Mata, Maceió, Baixo São Francisco e Litoral, a meteorologia prevê períodos de sol intercalados com nuvens, porém o sol deve predominar durante o período da tarde.

ALERTA DE BAIXA UMIDADE

Um estado de atenção de baixa umidade do ar para as regiões do Sertão e Sertão do São Francisco foi emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). O aviso é válido até domingo (2) e visa orientar a população sobre os riscos provocados pela baixa umidade do ar.

Segundo os meteorologistas da Semarh, o fenômeno é causado pela atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Essa condição meteorológica impede a formação de nuvens e reduz a umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia.

Esse tipo de situação é típico do período mais quente e seco do ano e requer atenção redobrada da população, especialmente em relação à saúde e à prevenção de queimadas. A exposição prolongada ao ar seco pode provocar problemas respiratórios, irritação nos olhos, garganta seca, cansaço e desidratação.

É recomendado à população que ingira bastante água ao longo do dia, evite atividades físicas intensas entre 10h e 16h, use roupas leves e mantenha ambientes umidificados, sempre que possível. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem ter cuidados especiais nesse período.

Outro ponto de preocupação é o aumento do risco de queimadas, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Com a vegetação mais seca e o calor intenso, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente. 

Gostou? Compartilhe