Saúde

Alagoas ultrapassa 1 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid

Agência Alagoas | 02/07/21 - 10h32
Carla Cleto/Agência Alagoas

Alagoas atingiu, nesta quinta-feira (1º), a marca de 1.023.259 pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19. Somado ao número de alagoanos imunizados com as duas doses, o estado já aplicou 1.398.695 doses de uma das quatro vacinas disponíveis para a população – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen.

Há apenas um mês, o estado tinha aplicado 723.602 primeiras doses e 1 milhão de doses somadas as primeiras e segundas aplicações. Só nos últimos 30 dias, a vacinação beneficiou cerca de 400 mil pessoas.

O Governo do Estado iniciou a Campanha de Imunização contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro, com os profissionais da saúde recebendo a primeira dose. Atualmente, o Estado já distribuiu doses suficientes para imunizar toda a população acima dos 42 anos de idade. O andamento da vacinação por município varia, portanto a população deve se informar junto às prefeituras sobre a faixa etária que está sendo imunizada no momento.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca a importância de que todos se vacinem assim que o momento chegar e de que mantenham as medidas de proteção contra o coronavírus. “Alagoas supera a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose. Agradeço de coração a cada alagoano que abraçou a vacina. Não deixe de se vacinar quando chegar a sua vez. Não escolha o tipo do imunizante, porque toda vacina é eficaz. Vamos continuar nos cuidando, usando a máscara e evitando aglomerações desnecessárias. Juntos, vamos vencer a pandemia. Só a vacina salva”, afirma Ayres.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que as pessoas que tomaram as vacinas Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer devem estar atentas à data de aplicação da segunda dose. Somente com ela o ciclo de imunização estará completo.

Até o momento, o Ministério da Saúde enviou para o Estado 1.907.830 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) fez a distribuição de 1.512.978 doses para os 102 municípios alagoanos. A remessa mais recente chegou nesta quinta-feira (1º), com 15.210 doses da vacina da Pfizer.