ALE aprova projeto que incentiva doação de sangue nos eventos esportivos e culturais

Publicado em 11/09/2025, às 19h31
Ascom ALE
Ascom ALE

Por Ascom ALE

Os parlamentares presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, apreciaram 21 itens na ordem do dia, entre eles o projeto de lei ordinária nº 687/2023, que dispõe sobre a divulgação de mensagens incentivando a doação de sangue nos eventos esportivos e culturais. De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a matéria foi aprovada em 1ª turno.

De acordo com seus artigos, o projeto estabelece que "a divulgação será realizada pelos promotores de eventos, observando os preceitos éticos e legais pertinentes, bem como as instruções e as normas do Sistema Único de Saúde", sendo que os organizadores dos eventos deverão colaborar com as autoridades de saúde locais para a implantação das ações de divulgações.

Em sua justificativa, Ayres lembrou que mesmo diante das ações de conscientização e das coletas externas realizadas para manter o estoque de sangue estabilizado, a Hemorrede Pública de Alagoas encontra-se com deficiência de cinco das oito tipagens sanguíneas. "A presente propositura tem por objetivo a sensibilização da população alagoana para combater o baixo estoque de sangue nos hemocentros. Dessa forma, o Estado deve atuar positivamente para mudar este cenário, sendo imprescindível o fomento de incentivos para que a sociedade contribua com esta causa tão nobre", finalizou Alexandre Ayres, sobre seu projeto que precisa ser discutido e votado novamente, antes de se tornar lei.

Gostou? Compartilhe