Imagem Além dos tomates verdes fritos…
Nide Lins

Além dos tomates verdes fritos…

Em 30 de Janeiro de 2019 às 10:45

Por Redação

Existem filmes que a gente tem vontade de extrapolar a telinha e roubar a comida da cena. Eu vivi esta experiência com vários longas-metragens, como o “Tomate Verdes Fritos”. Ficava querendo saber o gosto da fruta verde frita… Parecia ser tão divina. E acreditem, realizei meu sonho no Cambito, novo restaurante do Centro, e amei desde a primeira mordida. Amei, exatamente como no filme sobre história de amizades.

Detalhe do restaurante Cambito, no Centro de Maceió

A comida do restaurante Cambito é afago no coração, aliás, o novo espaço gastronômico aterrissou no Centro de Maceió com a nostalgia das casas antigas, com comidinhas inspiradas nas tradições, mas ao mesmo tempo moderna. Gostei do lugar de cara, ou melhor, pela foto que vi no Instagram. Três pessoas conspiram a favor do Cambito: os donos, Pedro Lira e Isabela Leão, e a chef convidada por eles, Ivanilda Luz, com seu tempero de ancestralidade.

Peixe

Sigam minhas impressões do Cambito

Na segunda -feira tem Baião de dois, danado de bom

Para entender: Cada dia da semana, de segunda a sábado, tem cardápio diferente com quatro opções entre carne, pescado, frango e um vegetariano. São pratos individuais e de bom tamanho. O baião de dois, nos dias de segunda-feira, é danado de bom. Feijão fradinho, legumes, queijo, arroz, charque, calabresa e, a estrela da cozinha, compota de pimenta de cheiro vermelha, aromática e estilosa ao paladar.

Galinhada é arroz cremoso com legumes, cebola roxa e pimenta de cheiro de compota

Galinhada: O frango a passarinho ganhou uma versão da galinhada, preparada no arroz cremoso, quiabo grelhado e cebola roxa. Perfeito. Este prato também tem na segunda, contudo pretendo ir todos os dias para provar o roteiro da semana.

Mosaico Vegetariano, com mix de folhas, tomate seco, sementes de romã, farofa de kafta de soja

Farofa: O que mais me surpreendeu foi a soja, até porque não curto, mas a receita da chef Ivanilda a deixou bem temperada e saborosa. A chef compartilhou o segredo: depois de hidratar o grão, espreme bem para retirar água e tempera com limão. Faz toda diferença. O nome do prato é Mosaico Vegetariano, com mix de folhas, tomate seco, sementes de romã, farofa de kafta de soja (perfeito), lasca de queijo parmesão e molho pesto.

Na terça-feira tem guisado com legumes e arroz

Mudanças – Na terça comi o cozido que não tem pirão, portanto não é tradicional. A carne vem numa redução de carne, legumes e arroz.  Lembrando que cada dia tem o cardápio novo. E tem mais: em fevereiro tudo muda.

Detalhe das salas do restaurante

Lar – A casa tem dois andares. No primeiro são salas com mesas e um ambiente decorado com quadros. No corredor, fotos de pássaros, que representam a liberdade de criar, do aconchego, da amizade. Tudo muito lindinho. O restaurante charmoso no Centro de Maceió é do casal Pedro e Isabela, ele engenheiro de software e ela arquiteta e estilista, que fez o restaurante dos seus sonhos (e de muitos também).

Cambito é perna fina, e todo artesanato e desenho casa tem os famosos cambitos

Antes do restaurante, Isabela tinha um  ateliê virtual de biquínis, mas eles alçaram o voo maior, o restaurante. Assim foram quatro meses entre restauro e reforma. O nome Cambito se refere as pernas finas.

Chef Ivanilda Luz, sempre alegre é novo talento da gastronomia alagoana

Ancestral – O casal convidou a chef Ivanilda Luz, que desde os cinco anos ajudava a mãe na cozinha ancestral. “Adorava cortar legumes, era a melhor brincadeira. E assim cresci em torno da panela e fogo”, diz a paulista de uma alegria contagiante com seus seus turbantes charmosos.

Bolinho de chocolate recheado com doce de leite, coberto com brigadeiro, pimenta rosa e acompanhado de sorvete

Com o coração alagoano, ela trilha a cozinha contemporânea inspirada nas tradições, do frescor dos ingredientes, do detalhe, do bem feito, vide a compota de pimenta vermelha. Luz formou-se na Pitágoras e trouxe para a cozinha do Cambito novos talentos para compartilhar afeto.

Equipe do restaurante Cambito é show de bola: David, Mellany, Renato, Jhonatan, Jade, Iasmin, Isabela, Pedro e  luz

Minha única solicitação é a de que os tomates fritos devem estar presentes todos os dias, e não apenas aos sábados. Que os orixás e santos tragam muita luz na casa. Ah, todo dia tem uma entrada por conta da casa.

Creme de coco com brigadeiro mole, pimenta rosa e sorvete

Rota Restaurante Cambito

Preços: R$ 15,00 até R$ 29,00 (prato individual)/ Aceita-se cartões

Funciona de segunda a sábado, das 11h30 até as 15h

Rua Dr. Guedes Gondim, 79- Centro

Fachada do restaurante Cambito, duas ruas atras do Teatro Deodoro

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas