por Pedro Acioli*
Publicado em 10/11/2025, às 09h33
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de baixa umidade para Alagoas, com aviso laranja para 7 municípios e amarelo para 25, indicando riscos de incêndios florestais e problemas de saúde devido à umidade relativa do ar entre 12% e 20%. Os alertas vigorarão até o final do dia, com o laranja começando ao meio-dia.
As cidades sob alerta laranja enfrentam riscos significativos, incluindo ressecamento da pele e desconforto respiratório, enquanto as com alerta amarelo também estão sujeitas a incêndios e problemas de saúde, com umidade entre 20% e 30%. As recomendações incluem hidratação, uso de hidratantes e evitar exposição ao sol.
As autoridades sugerem que a população siga as orientações de saúde e segurança, evitando atividades físicas durante o período crítico. Informações adicionais podem ser obtidas através da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou dois alertas de baixa umidade para cidades de Alagoas. O primeiro é um aviso laranja de perigo para 7 municípios do estado, já o segundo é de amarelo de perigo potencial para outras 25 cidades. O alerta de menor intensidade inicia às 10h desta segunda-feira (10) e vai até às 19h. Já o mais intenso começa às 12h e segue até as 21h desta segunda.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Inmet, nos municípios com alerta laranja há risco de incêndios florestais, além de ameaças à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Há umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%.
Já nas cidades com alerta amarelo, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
É recomendado beber bastante líquido, usar hidratantes para pele e umidificar o ambiente. Deve-se evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Atividades físicas não são indicadas durante o período.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja a lista das cidades em alerta laranja:
Confira os municípios em alerta amarelo:
*Estagiário sob supervisão
+Lidas