Contextualizando

Algumas considerações sobre o “Jaraguá Folia”, pelas palavras do seu criador

Em 10 de Fevereiro de 2023 às 15:00

Ainda sob o impacto do falecimento de Luiz Sávio de Almeida, professor aposentado da Ufal, ex-secretário estadual de Educação e um dos ícones da cultura alagoana, as prévias carnavalescas de Maceió são retomadas hoje à noite, com a volta do “Jaraguá Folia”, após dois anos sem se realizar, por conta da pandemia.

Sávio Almeida seria, inclusive, um dos homenageados do evento, pela sua contribuição à cultura do nosso Estado.

A propósito, este blog reproduz a seguir texto do jornalista Edberto Ticianelli, criador do “Jaraguá Folia” e diretor da Liga de Blocos Carnavalescos de Maceió:

“O Jaraguá Folia nasceu comprometido com o bairro que lhe emprestou o nome. Surgiu como resistência ao declínio que Jaraguá vivia após intensa atividade cultural no final dos anos 90. Não contribuiu muito para manter vivo o que tinha começado como revitalização, mas o carnaval do Jaraguá Folia cresceu e as duas dezenas de blocos que desfilaram no dia 16 de fevereiro de 2001 se multiplicaram, depois, em mais de uma centena de agremiações.

Sempre privilegiando o carnaval festa em detrimento do carnaval espetáculo, o Jaraguá Folia tem promovido há mais de duas décadas a alegria festeira do nosso povo, aproximando amigos, colegas de uma mesma repartição ou profissão, moradores de uma mesma rua, funcionários de uma empresa, alunos e professores das escolas e colégios.

Congrega, une, aproxima, cumprindo papel importante para o carnaval de Maceió e para a vida social da cidade.

Mobilizando algo próximo a 60 mil pessoas, o Jaraguá Folia também fortalece e dinamiza a economia local ao promover a oportunidade de venda de mercadorias e serviços para centenas de trabalhadores e pequenos empresários.

Nenhum outro evento de Maceió envolve as comunidades como o desfile do Jaraguá Folia. A produção de indumentárias e as suas adaptações para cada folião movimentam as costureiras e ateliês da capital num volume somente inferior ao do Natal.

Os vendedores de lanches e bebidas fazem a festa. Os espaços para esse comércio, controlado pela Prefeitura, começam a ser disputados semanas antes do evento.

Mesmo com todos esses benefícios depondo em favor de sua importância, o Jaraguá Folia avalia que continua a arrastar multidões porque nunca se afastou dos seus objetivos, nunca permitiu o carnaval competição, sempre promovendo a festa, o divertimento, sem compromissos em ser o melhor ou o maior.”

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas