Amiga de Suzane Richthofen com crime chocante é 'repaginada' em Tremembé

Publicado em 10/11/2025, às 17h32
Instagram / Letícia Tomazella
Instagram / Letícia Tomazella

Por Purepeople

A série 'Tremembé', lançada pelo Prime Video, retrata casos de crimes notórios no Brasil, incluindo o de Luciana Oldberg, que filmou abusos contra as irmãs gêmeas e foi condenada a 29 anos de prisão.

O caso de Luciana, que envolveu abusos e compartilhamento de vídeos em fóruns de pedofilia, teve pouca repercussão na mídia na época, mas foi detalhado por Ullisses Campbell em um livro que inspirou a série. A amizade entre Luciana e Suzane Richthofen na prisão é um dos elementos explorados na trama.

Atualmente, Luciana vive em Águas de Lindóia, casada e com um filho, adotando um novo sobrenome e se distanciando de sua antiga vida. O relacionamento de sua família com Suzane, que incluiu um romance com seu irmão, também é abordado na série.

Resumo gerado por IA

Lançada pelo Prime Video há pouco mais de uma semana, a série 'Tremembé' é um completo sucesso e trouxe de volta ao imaginário popular diversas figuras que marcaram os noticiários, tal como Elize Matsunaga, Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos, cujo Cristian se revoltou ao ser retratado usando calcinha na produção.

Mas, além destes nomes mais conhecidos, o público também teve a oportunidade de conhecer e relembrar alguns casos de embrulhar o estômago, como o da Sandrão, que foi namorada de Elize e Suzane na penitenciária e o de Roger Abdelmassih, condenado por estupro que tentou se aproximar de Xuxa.

Mas há uma dúvida cruel em boa parte do público em relação à Poliana, personagem da atriz Letícia Tomazella em 'Tremembé'. Embora ela tenha sido repaginada para a trama com um nome fictício, sua história real é baseada em Luciana Oldberg, uma mulher condenada por um dos crimes mais brutais e perturbadores da década passada.

O crime mais absurdo e revoltante de 'Tremembé'

Conhecida como a 'prisão dos famosos', 'Tremembé' abriga alguns dos casos mais revoltantes do Brasil, e o de Luciana é um deles, embora tenha tido pouca repercussão. Em 2013, a mulher foi sentenciada a 29 anos de prisão após filmar os abusos sexuais cometidos contra suas próprias irmãs gêmeas, de apenas três anos de idade.

O caso envolvia também o marido dela, dono de uma academia de boxe, e um aluno com quem o casal mantinha um relacionamento a três. De acordo com as investigações, as crianças eram dopadas com tequila colocada em chupetas antes de serem violentadas. O trio registrava tudo em vídeo e compartilhava o conteúdo em fóruns de pedofilia, o que fez o caso ultrapassar os limites do horror até mesmo para outros criminosos.

A prisão só aconteceu após um dos usuários desses grupos, horrorizado com o que viu, denunciar o material às autoridades. Apesar da gravidade, o caso de Luciana Oldberg teve baixa repercussão midiática na época, ficando conhecido apenas entre os investigadores e jornalistas que cobriam crimes de abuso infantil.

Anos depois, o jornalista Ullisses Campbell, que veio a se tornar roteirista de 'Tremembé', detalhou o episódio no livro que inspirou diretamente a série do Prime Video. Na produção, a personagem Poliana se aproxima de Suzane Von Richthofen (Marina Ruy Barbosa) e tem atritos constantes com Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato), condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni.

Relação com Suzane Von Richthofen se estendeu ao seu irmão

Na vida real, Luciana e Suzane chegaram a desenvolver uma amizade dentro da prisão, assim como mostra a série 'Tremembé'. O vínculo foi além dos muros, já que o irmão de Luciana, Rogério Olberg, iniciou um relacionamento amoroso com a ex-presidiária, primeiro por correspondência e, depois, de forma pública.

Em entrevista à revista Veja São Paulo, Rogério revelou que o contato começou a pedido da irmã, supostamente com fins religiosos. O romance durou de 2015 a 2020, quando ele descobriu que Suzane mantinha uma conta bancária secreta com cerca de R$ 120 mil. Mesmo após o término, a família Olberg tentou manter contato com Suzane durante o período em que ela planejava lançar uma autobiografia.

Como Luciana Oldberg está hoje?

Hoje, Luciana leva uma vida distante da antiga companheira de cela, Suzane. De acordo com informações do Correio Braziliense, ela mora em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, e é casada com o médico Felipe Zecchini Muniz, que conheceu pelas redes sociais em 2023.

O casal teve um filho em 2024, e ela passou a assinar como Suzane Louise Magnani Muniz, usando o sobrenome da avó materna ao do marido e deixando o sobrenome que a deixou nacionalmente conhecida.

Gostou? Compartilhe