O ano letivo de 2026 na rede pública municipal de Maceió começa na próxima segunda-feira (9), com a ampliação significativa de vagas, passando de 60 mil em 2025 para mais de 68 mil, além do aumento no número de unidades escolares de 159 para 172.
Entre as novas instituições, destaca-se a primeira escola pública bilíngue da cidade, que atenderá 710 alunos, refletindo um avanço na oferta educacional e na diversidade de metodologias de ensino.
O secretário de Educação, Luiz Rogério, enfatizou os progressos na gestão do prefeito JHC, incluindo a climatização das escolas e a criação do programa Gigantinhos, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a qualidade e inclusão na educação.
Marcado para a próxima segunda-feira (9), o início do ano letivo de 2026 na rede pública municipal de ensino da capital, na maioria das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), chega com um gosto especial para crianças, estudantes, profissionais da educação, pais e responsáveis, com a ampliação da rede escolar e um salto significativo no número de vagas disponíveis à população, de cerca de 60 mil, em 2025, para uma perspectiva de mais de 68 mil neste ano.
LEIA TAMBÉM
No mesmo período, entre 2025 e 2026, o número de unidades escolares também passou de 159 para 172, com a entrega, somente este ano, de 12 novos Gigantinhos e duas escolas de Ensino Fundamental, uma com a metodologia Sesi e a Escola Professora Maria das Graças Silva, primeira pública municipal bilíngue (inglês/português) da história da capital alagoana. Localizada no Conjunto Graciliano Ramos, Cidade Universitária, a unidade de ensino atenderá 710 estudantes do 1º ao 9º ano.
O início do ano letivo acontece em mais de 130 das 172 unidades escolares que hoje integram a rede pública municipal de ensino e que concluíram o ano letivo de 2025, até o dia 30 de dezembro. Nas demais, o começo das aulas será entre o final de fevereiro e o começo de abril. A diferença nas datas ocorre devido a questões como calendário de férias, reformas e inaugurações.
Nas unidades de ensino, principalmente os gigantinhos (CMEIs) que abrem as portas no dia 9 de fevereiro, as crianças devem ser recepcionadas de forma lúdica, com personagens, dinâmicas e atividades pedagógicas.
Ao dar as boas-vindas a todos os estudantes, profissionais, famílias e comunidade escolar em geral, o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, ressaltou o salto gigantesco que a educação pública municipal alcançou ao longo da gestão do prefeito JHC.
Entre os principais avanços, ele destacou o aumento da oferta de vagas, de cerca de 48 mil em 2020, para mais de 68 mil em 2026; a ampliação do número de unidades escolares e da educação em tempo integral; criação do programa Gigantinhos, que se tornou referência nacional; abertura do primeiro Parque Biblioteca e da primeira escola pública bilíngue da história de Maceió; e a climatização que alcançará, este ano, 100% das escolas e creches.
“O início do ano letivo é um momento de renovação e compromisso com o futuro. Agora, além de dar as boas-vindas a todos, principalmente às nossas crianças e estudantes, quero reafirmar o compromisso da Prefeitura de Maceió, do prefeito JHC, de seguir trabalhando para que a Educação continue crescendo cada vez mais, com qualidade, inclusão e mais oportunidades para nossas crianças e jovens”, concluiu Luiz Rogério.
LEIA MAIS
+Lidas