Mundo

Ano Novo: tradições e rituais ao redor do mundo

De arremessar móveis pela janela a se vestir de monstro, os costumes e superstições para a passagem variam de acordo com a cultura de cada lugar

VEJA.com | 31/12/18 - 14h51
Queima de fogos de artifício | Pixabay

As tradições e ritos para conquistar boa sorte no Ano Novo vão muito além de comer lentilha, vestir-se de branco ou pular sete ondas.. Em alguns países, as pessoas até arremessam móveis pela janela como símbolo de renovação.

Israel, China, Arábia Saudita e Índia utilizam calendários diferentes, que fixam o Ano Novo em outras datas. Mas todos os países preservam superstições para essa passagem carregada de simbolismo, que variam de acordo com a origem de seus povos e a cultura de cada lugar.

Conheça alguns dos mais tradicionais e curiosos rituais de diferentes países pelo mundo, segundo levantamento elaborado pela seguradora de viagem Assist Card.

  • 1. Brasil

    Grupo de amigos pulam ondas durante celebração de Ano Novo (iStock/Getty Images)

    Pular sete ondas é um dos rituais mais tradicionais no país. Foi difundido pelos povos africanos, que deixaram também regrinhas nem sempre cumpridas. Ao pular cada onda, a pessoa deve fazer um pedido ou agradecimento. Ela jamais deve virar as costas para o oceano - apenas quando os seus pés já estiverem fora da água.

    Os brasileiros, contudo, também seguem uma série de outras tradições para a meia-noite, como fazer oferendas de flores e perfumes a Iemanjá, comer lentilha e roer três ou sete grãos de romã, com o cuidado de guardar as sementes na carteira até o próximo réveillon. Muitos brasileiros costumam comemorar a passagem vestindo-se de branco ou usando roupas de baixo com as cores que representam seus maiores desejos para o próximo ano. 

  • 2. África do Sul

    (iStock/Getty Images)

    Os sul-africanos dão as boas-vindas ao novo ano arremessando móveis e eletrodomésticos nas ruas, muitas vezes de edifícios altos. Como símbolo de renovação, o ritual existe para se livrarem de objetos velhos que pesam a energia da casa. Nesta noite, os policiais trabalham para garantir a segurança de pedestres e carros.

  • 3. Chile

    (Fernando Lavoz/NurPhoto/Getty Images)

    Muitos chilenos costumam comer 12 uvas, uma para cada badalada do relógio à meia-noite. Alguns dizem que o sabor das uvas, amargas ou doces, será um reflexo de cada um dos meses do novo ano.

    Os moradores da cidade de Talca celebram a virada do ano no cemitério da cidade. A tradição teve início quando uma família invadiu o local na última noite do ano para ficar perto de seu falecido patriarca. Em 1995, a comemoração passou a ser oficial, com a presença do prefeito abrindo os portões do cemitério após o término da missa.

  • 4. Itália

    (iStock/Getty Images)

    Os italianos fazem diversas simpatias na noite de Ano Novo, entre elas comer lentilha para trazer boa sorte, usar uma peça de roupa vermelha, beijar uma pessoa querida embaixo de um ramo de visco, vestir uma roupa nova e jogar fora uma velha.

    Na Sicília, ninguém começa a fazer algo que não tenha certeza de poder finalizar antes da virada do ano. A crença popular é que não terminar uma tarefa ou concluí-la com pressa pode trazer azar.

  • 5. Canadá

    (Giordano Ciampini/Anadolu Agency/Getty Images)

    O inverno intenso canadense não impede que algumas pessoas mergulhem nas águas congelantes dos rios em troca de promessas de familiares e amigos. Nessa época do ano, muitos definem metas para serem cumpridas no próximo ano, como emagrecer, parar de fumar etc. Para que os amigos mantenham a palavra, são “convidados” a mergulhar no rio como forma de não se esquecerem da promessa. Os canadenses chamam esse ritual de “mergulho do urso polar”.

    Muitas famílias do interior do país também se reúnem com amigos em lagos para uma pescaria de Ano Novo.

  • 6. Inglaterra

    (Leon Neal/Getty Images)

    Quando o relógio marca meia-noite, os ingleses abrem a porta dos fundos da casa para que o ano velho saia por ela. Em seguida, os cidadãos mais tradicionais pedem ao primeiro homem de cabelos pretos que passe na rua para que entre pela porta da frente com pão, sal e carvão. Eles acreditam que assim irão garantir comida, dinheiro e aquecimento na casa para o ano que está por vir.

  • 7. México

    (Manuel Velasquez/Anadolu Agency/Getty Images)

    Para que o desejo de viajar pelo mundo se transforme em realidade, os mexicanos - e também cidadãos de outros países da América Latina - pegam suas malas de viagem vazias e saem de casa para uma volta no quarteirão à meia-noite do dia 31 de dezembro. Uma variação dessa tradição é colocar as malas no centro da sala e andar ao redor delas inúmeras vezes, pensando nas viagens que deseja fazer.

  • 8. Estados Unidos

    (Anne Cusack/Los Angeles Times/Getty Images)

    Nos estados do sul do país, especialmente, o prato chamado “Black Eyed Peas”, um tipo de feijão, é servido para trazer prosperidade. Além disso, os americanos evitam tirar o lixo ou qualquer coisa de casa para impedir as perdas durante o ano novo. Alguns também evitam lavar as roupas, a louça ou quebrar qualquer coisa, pois essas atividades podem atrair má sorte.

  • 9. Tailândia

    (Vichan Poti/Pacific Press/LightRocket/Getty Images)

    Na Tailândia, o Ano Novo é chamado de Songkran e comemorado entre 13 e 15 de abril. O costume por lá é molhar as pessoas com pistolas d'água e mangueiras em uma representação de esperança de que o novo ano traga boas chuvas.

  • 10. Bulgária

    (Dan Kitwood/Getty Images)

    O costume de celebração do réveillon na Bulgária é feito com um famoso “tapinha” nas costas. A população anuncia a chegada do novo ano batendo nas costas das pessoas e desejando saúde e muita riqueza. Para expulsar os maus espíritos, os búlgaros se vestem de monstros para espantar os vampiros, os chamados "kukeris".