Uma grande quantidade de fumaça é vista dentro do prédio onde funcionou o Othon Palace Hotel, no Centro de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (24). De acordo com o Corpo de Bombeiros, um curto-circuito iniciou-se no 3° e 4° andares, o que provocou fogo. O incidente aconteceu no fim desta manhã, por volta das 11h.
LEIA TAMBÉM
A edificação fica na Avenida Afonso Pena, no entrocamento das ruas da Bahia e dos Tupis. O local abrigava um dos mais tradicionais hotéis da capital mineira, fundado na década de 1970, que teve as atividades encerradas em 2017.
Na edificação, há uma galeria comercial no térreo, que foi esvaziada. Ainda segundo os bombeiros, ninguém inalou fumaça ou precisou de atendimento médico.
Incêndio no Othon palace BH agora. @g1mg @itatiaia @CBNoficial @balancogeral pic.twitter.com/mLpBUD0VPJ
— setrop.bed (@DeborahPortes) February 24, 2023
O Grupo Alffa Imobiliária, que arrematou o imóvel em 2021 por cerca de R$ 32,4 milhões, informou que houve "um pequeno incidente ocorrido durante a troca de um gerador de energia por um modelo mais moderno. O antigo aparelho, utilizado para alimentar o sistema de ar-condicionado era movido à diesel e sofreu uma pequena explosão durante a troca, ocasionando a queima do combustível, incidente responsável pelo volume de fumaça".
O que diz o Grupo Alffa Imobiliária
Leia a íntegra da nota:
"Venho por meio desta esclarecer que a fumaça que pode ser observada no último andar do antigo edifício do Othon Palace não se trata de um incêndio no edifício, mas sim de um pequeno incidente ocorrido durante a troca de um gerador de energia por um modelo mais moderno. O antigo aparelho, utilizado para alimentar o sistema de ar-condicionado era movido à diesel e sofreu uma pequena explosão durante a troca, ocasionando a queima do combustível, incidente responsável pelo volume de fumaça. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e está no local acompanhando o caso. Eles informaram que a situação já está totalmente sob controle, não oferecendo nenhum risco de explosão ou danos materiais ao edifício, público, funcionários e no entorno de toda a edificação."
O imóvel
Construído em 1978, o Othon Palace foi referência no setor hoteleiro em Minas Gerais devido às instalações luxuosas e por receber como hóspedes figuras públicas. O hotel, que conta com 295 apartamentos, foi fechado em 2018. Na época, a rede responsável pelo hotel apresentou um pedido de recuperação judicial para pagar credores e dívidas trabalhistas.
Só na dívida ativa do município, o débito total inscrito é de R$ 12,4 milhões, composto por ISSQN, IPTU e taxas. Segundo a prefeitura, caberá ao comprador pleitear condições alternativas para quitação deste débito.
O prédio pertence ao Conjunto Urbano Avenida Afonso Pena e Adjacências, que é protegido desde 1994. E, desde 2000, o edifício possui uma proteção por Registro Histórico Documental pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de BH.
+Lidas