por Pedro Acioli*
Publicado em 30/01/2026, às 10h19
A chegada do jogador Kaio César ao Corinthians gerou polêmica após um vídeo de anúncio que ofendeu torcedores sauditas, levando o clube a apagar a publicação. A controvérsia surgiu devido à exibição de sapatos sobre a bandeira da Arábia Saudita, considerada desrespeitosa no contexto islâmico.
A bandeira contém palavras sagradas do islã, e a presença dos sapatos, que simbolizam impureza, foi vista como uma ofensa grave por parte dos muçulmanos. A reação negativa dos torcedores árabes resultou na remoção imediata do vídeo, embora o Corinthians não tenha se manifestado oficialmente sobre o incidente.
Kaio César já está regularizado e disponível para estrear na Supercopa Rei contra o Flamengo. O Corinthians arcará com 100% dos salários do jogador durante o empréstimo e terá a opção de compra de 50% dos direitos econômicos ao final do contrato por 6 milhões de euros.
O anúncio da chegada do alagoano Kaio César ao Corinthians causou uma polêmica com os árabes nesta sexta-feira (30). Torcedores saudistas se sentiram ofendidos com a publicação alvinegra nas redes sociais e o post foi apagado.
LEIA TAMBÉM
O Timão divulgou um vídeo que mostrava a camisa do Al-Hilal, a bandeira da Arábia Saudita e um tênis passando por uma esteira. Na continuidade das imagens, o uniforme mudava para o do Corinthians e bandeira para a do Brasil. No entanto, a polêmica que ganhou a internet era pela presença dos calçados em cima da bandeira do país árabe.
No islamismo, a ideia de pureza é muito importante. Os calçados tocam o chão, que é considerado sujo/impuro. Até por isso, os muçulmanos tiram os sapatos para entrar em mesquitas/casas. Com isso, a sola do sapato acaba virando um “símbolo” de algo “impuro”.
"Você deve apagar o vídeo imediatamente. Exibir a bandeira saudita dessa forma é inaceitável. É ofensivo aos muçulmanos. A bandeira contém palavras sagradas em nossa fé islâmica, e você deve respeitá-las", escreveu um torcedor.
Com a revolta dos árabes, o Corinthians apagou a publicação, porém não se pronunciou sobre a polêmica.
Chegada no Corinthians
Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, Kaio César já está à disposição da comissão técnica e pode estrear no próximo domingo (1º), na decisão da Supercopa Rei contra o Flamengo, em Brasília.
A contratação atende a um pedido antigo do técnico Dorival Júnior, que buscava um atleta de velocidade para atuar pelos lados do campo.
Pelo acordo, o Corinthians será responsável por 100% dos salários de Kaio César durante o período do empréstimo. Ao término do vínculo, o clube paulista terá a opção de compra de 50% dos direitos econômicos do jogador por 6 milhões de euros, valor equivalente a cerca de R$ 37,6 milhões.
*Com CNN Brasil
+Lidas