Saúde

Anvisa autoriza estudo clínico de remédio com anticorpos contra Covid-19

Metrópoles | 03/08/21 - 20h37
Hugo Barreto / Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanotária (Anvisa) informou nesta terça-feira (3/8) que autorizou a realização do estudo clínico de fase 3 do medicamento leronlimabe, da farmacêutica Biomm, para o tratamento de pacientes da Covid-19 hospitalizados em estado moderado.

O leronlimabe é um anticorpo monoclonal que atua como um inibidor competitivo, bloqueando a infecção das células, explicou a Anvisa.

Nesta etapa do estudo, os pesquisadores da Sociedade Beneficente Israelita Hospital Albert Einstein, de São Paulo, vão avaliar a segurança e a eficácia da terapia combinada com o tratamento padrão para a Covid-19 em 35 centros de pesquisa, com 612 pacientes.

Apenas pacientes hospitalizados com pneumonia provocada pelo novo coronavírus e que não necessitarem de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea poderão participar do estudo.

De acordo com a Anvisa, outro protocolo de estudo clínico do leronlimabe, focado em pacientes em estado grave, ainda está em análise pela agência. O estudo é patrocinado pela empresa estadunidense CytoDyn, representada no Brasil pela Biomm.