por Eberth Lins
Publicado em 09/09/2025, às 08h54
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (09) o julgamento da Ação Penal 2668, que tem como principal réu o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Corte analisa a responsabilização do ex-mandatário por uma suposta tentativa de golpe de Estado e pela articulação de um plano para abolir, de forma violenta, o Estado Democrático de Direito no Brasil. Acompanhe ao vivo abeixo:
Além de Bolsonaro, também são réus no processo figuras de alta patente das Forças Armadas e ex-integrantes do primeiro escalão do governo federal: Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor da Abin), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
O grupo responde por cinco crimes, sendo tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, todos atuaram de forma coordenada para subverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O plano envolveria a mobilização de forças militares, a disseminação de informações falsas para justificar uma intervenção e o apoio de grupos extremistas para ocupar prédios públicos.
A expectativa é de que o julgamento no STF defina os rumos judiciais e políticos de Bolsonaro, cuja inelegibilidade já foi determinada anteriormente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas que agora pode enfrentar penas mais graves, incluindo a prisão.
LEIA MAIS
+Lidas