A Volkswagen está sendo criticada nas redes após lançar propaganda em que mostra Elis Regina, criada por inteligência artificial, cantando “Como nossos país” com a filha, Maria Rita. A peça é uma campanha da empresa para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Internautas lembram que a Volkswagen apoiou a ditadura no país e ironizam que a montadora usou a música criada por Belchior na década de 1970 justamente com críticas ao regime militar.
Um relatório feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado em 2021 concluiu que a Volkswagen delatava funcionários “suspeitos de atividades consideradas subversivas” ao regime militar. A empresa chegou a entregar nome, fotos e informações sobre trabalhadores à polícia no período.
Por isso, internautas criticam a empresa por fazer uso da música na propaganda e ignorar seu passado sombrio. Usuários do Twitter ainda criticam usar imagens de Elis Regina, morta em 1982, para vender carros.
Veja a repercussão:
Muito linda a propaganda.
— fã da erika hilton (@ratodegalocha) July 4, 2023
Mas não deixo de pensar que ela age como uma tentativa de despolitização da letra da música.
Como Nossos Pais foi composta como uma crítica à ditadura militar e a quem não lutava contra ela. A Volkswagen apoiou a ditadurapic.twitter.com/xBAuJ1Xg12
+Lidas