O Planalto perdeu de vez a confiança no atual diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello, e decidiu buscar um novo nome para assumir a diretoria-geral do órgão em até 30 dias.
LEIA TAMBÉM
Leandro Daiello ocupa a função desde 2011 e pode deixá-la, graças ao episódio da gravação telefônica feita pela PF, com autorização do juiz Sergio Moro, do Paraná, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.
De acordo com matéria da Folha, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, deve encontrar um nome para apresentar a Dilma. Conforme legislação aprovada em 2014, o diretor-geral da PF deve ser do quadro de delegados da instituição no mais alto nível da carreira.
Lula, setores do PT e o governo têm criticado o comportamento da polícia nas investigações, sobretudo em relação a vazamentos.
O governo tem ciência das críticas que sofrerá se confirmar a mudança, mas avalia que é fundamental ter alguém de confiança no seu controle, diante do risco elevado de aprovação do impeachment de Dilma pelo Congresso.
Em entrevista no fim de semana, o ministro disse que trocará toda a equipe de uma investigação da PF em caso de vazamento.
+Lidas