Após o incêndio que destruiu cerca de 50 barracas no entorno do Mercado da Produção, na Levada, a Prefeitura de Maceió deu início à obra que vai modernizar e ampliar o novo mercado. Em entrevista à TV Pajuçara, o vice-prefeito de Maceió e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, afirmou que os comerciantes precisam deixar o local até esta sexta-feira, 26, em acordo que já havia sido comunicado previamente.
LEIA TAMBÉM
"Todos eles já foram comunicados, ninguém foi pego de surpresa. O que aconteceu semana passada foi um incêndio em uma situação pontual, mas todo esse planejamento já está sendo feito há bastante tempo, há anos. Primeiro foi para captar recursos, estamos falando de uma obra de mais de R$ 250 milhões, recursos que já estão garantidos. Uma licitação que foi feita, contratada, e a ordem de serviço assinada pelo nosso prefeito JHC semana passada".
"Agora, através de uma comissão específica, já comunicamos cada módulo que será feito, quando será feito, para onde irão e quando retornarão. Estou em outra missão, que é de fiscalizar a empresa que foi contratada para que cumpra os prazos, para que a gente volte a frequentar o mercado, como sempre frequentamos, mas agora em outro ambiente. Em um ambiente que não vai estar escuro, com goteiras, sujo ou água da chuva subindo".
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, todos os personagens que têm ligação direta com o Mercado da Produção foram ouvidos durante a elaboração do projeto.
"É importante falar sobre isso, porque nós ouvimos as pessoas, os consumidores, os empresários, os permissionários, e todos fizeram questão de que o Mercado da Produção fosse reconstruído onde ele se encontra. Seria até mais barato e exigiria uma engenharia menor do que reconstruí-lo onde ele está sendo feito hoje. Por isso, vamos fazer por etapas, preservando aqui aqueles que já estão. Alugamos um espaço, iremos de maneira modular retirar um grupo, entra outro, e fazer de maneira programada essa entrega por módulos. A expansão vai levar cerca de 24 meses, mas antes disso, por módulos, cada um que será realocado não ficará sem trabalhar. Vamos levar para um local próximo, que já está alugado e com a estrutura, para que ele possa comercializar durante esse período. E logo que finalizar uma parte, eles se encaminham para cá".
Cunha afirmou que o novo Mercado da Produção será mais um ponto turístico na capital alagoana.
"Iremos entregar para a cidade um novo cartão postal. O Mercado da Produção passará a acrescentar o turista, que antes não vinha aqui e agora passará a frequentar. Isso vai aumentar a renda daqueles permissionários. Inclusive, a quantidade de permissionários será aumentada. Temos hoje cerca de 1.400 pessoas que têm a permissão para trabalhar aqui no mercado, e passaremos a mais de 2 mil pessoas".
"Como também há todo um planejamento e teremos uma área aqui com mais de 900 vagas para estacionamento. Tudo isso vai fazer com que toda a região se desenvolva, e o Mercado da Produção finalmente seja entregue à população com excelente qualidade", completou.
Segundo o vice-prefeito, a gestão municipal está em contato com os comerciantes que tiveram as barracas destruídas e tem colocado a assistência social também para prestar auxílio.
"Semana passada tivemos esse incidente que reflete bem como o mercado estava, com fiações expostas, canalizações quebradas. Vamos cuidar daqueles que sofreram, diminuir os impactos. Sabemos que a vida vem em primeiro lugar, mas os prejuízos financeiros também afetam a mente e o bolso daqueles permissionários. Dessa maneira, estamos reformando uma área mais afastada e como também temos um local que já estava alugado para recepcionar todos aqueles que estão saindo do Mercado da Produção, enquanto aguardam a reforma que será feita de maneira modular, esses que sofreram também serão realocados".
"A própria Defesa Civil chegou junto e viu as condições que não permitem que eles retornem para onde estavam. Nesse momento, eles estão sendo atendidos pela prefeitura para que possam ser realocados ao local com segurança", afirmou Rodrigo Cunha.
+Lidas