Após protestos no São Jorge, DMTT confirma instalação de parada de ônibus e mudança na rota

Publicado em 29/08/2025, às 11h56
Arquivo/Ônibus Brasil/Marcos Albuquerque
Arquivo/Ônibus Brasil/Marcos Albuquerque

Por TNH1 com Ascom DMTT

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) confirmou, por meio de nota, no fim da manhã desta sexta-feira (29), que o trajeto de ônibus que atendem o bairro São Jorge, em Maceió, será modificado para atender as reclamações da população. No início da manhã, um protesto da população foi realizado na Avenida Josepha de Mello e parte da pista ficou bloqueada. O ato aconteceu 11 dias depois de outra manifestação, ocorrida pelo mesmo motivo.

Segundo o DMTT, os motoristas dos ônibus vão entrar na Rua Santa Amália e executar conversão à esquerda na segunda via de acesso. Depois, o veículo seguirá novamente à esquerda na Avenida Rui Barbosa. O órgão municipal já trabalha para a instalação de abrigo para os passageiros aguardarem o transporte coletivo. O DMTT destacou também que foi aberto processo junto à Ilumina para reforçar a iluminação na região.

Uma reunião com as lideranças do bairro foi marcada para a primeira quinzena de setembro. O DMTT já havia realizado visita técnica à Rua Santa Amália, onde foi constatada a inviabilidade de os ônibus do transporte público realizarem a manobra de retorno por aquela via. De acordo com o órgão, o local é um ponto estreito, que coloca em risco pessoas, imóveis e até outros veículos na região.

"O DMTT alerta para a prioridade dada à segurança das pessoas. Os ônibus possuem pontos cegos e mesmo que a via esteja sem veículos, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, em preservar vidas", concluiu o comunicado.

A manifestação de moradores nesta sexta teve pneus e pedaços de madeira atravessados na pista para impedir a passagem de veículos. Os moradores levaram cartazes pedindo melhorias no serviço e ficaram de frente para motos, carros, ônibus e caminhões. O ato foi encerrado por volta das 9h depois do congestionamento.

Gostou? Compartilhe