Após saída de Muricy e com momento conturbado, Flamengo enfrenta a Ponte Preta

Publicado em 29/05/2016, às 07h17

Por Redação

O Flamengo enfrenta a Ponte Preta neste domingo, às 11 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes têm quatro pontos - uma vitória, uma derrota e um empate -, e estão emparelhadas no meio da tabela de classificação.

Na última quinta-feira, em pronunciamento no Ninho do Urubu, o Flamengo confirmou oficialmente a saída de Muricy Ramalho do cargo de treinador do clube. Na semana anterior, o técnico se sentiu mal durante um treino e precisou ser levado parra realizar exames em um hospital, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Muricy sofreu uma fibrilação atrial e sua saúde pesou na decisão de deixar o clube. Quem assumirá o comando da equipe será o técnico do time sub-20 José Ricardo Mannarino, de 44 anos.

O clube rubro-negro não vence a Ponte Preta desde agosto de 2005. De lá para cá, as duas equipes se enfrentaram em mais nove ocasiões: quatro vitórias para o time paulista e cinco empates. As duas equipes entram em campo neste domingo em busca de sequência no Brasileirão e tentam apagar os resultados ruins. Na última rodada, o Flamengo sofreu e empatou com a Chapecoense por 2 a 2.

Com uma agenda muito conturbada fora dos campos, José Ricardo Mannarino deve ter problemas para escalar a equipe. Não contará com o atacante Paolo Guerrero, que já se integrou à seleção do Peru para a disputa da Copa América Centenário, nem o volante Cuéllar, que se apresentou à seleção da Colômbia. Além disso, o zagueiro Juan, lesionado, não jogará e Éverton cumpre suspensão após receber cartão vermelho na última rodada. Por isso, o atacante Felipe Vizeu, de 20 anos, deve ser titular.

Para a defesa, o clube chamou o zagueiro César Martins, que está prestes a retornar ao Benfica, de volta de suas férias antecipadas. Ele foi atacado por torcedores quando saía de um supermercado na última quinta-feira e sua presença ainda não é certa. É provável que o zagueiro Rafael Dumas, de 21 anos, forme a dupla de zaga com Léo Duarte, de 19. Ambos foram titulares da equipe que venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano.

Ponte Preta

Já para a Ponte Preta, a crise do adversário não muda os planos do time campineiro, que pretende manter o aproveitamento dentro de casa.

"Este negócio de crise é muito relativo. Tanto é que o Corinthians estava numa suposta crise, sem ganhar há cinco jogos e ganhou da gente no Itaquerão", afirmou o técnico Eduardo Baptista, lembrando que o Flamengo "tem camisa, tem tradição e não se abala com a palavra crise".

Este discurso, repetido para os jogadores nos dois dias de preparação, serve como palavra de ordem para o time mostrar diante da torcida a mesma eficiência que teve na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1. Além do empate sem gols com o Figueirense na estreia, em Florianópolis. Com a meta de chegar aos 48 pontos e se manter na elite, a Ponte Preta prevê somar o máximo de pontos possíveis dentro de casa.

Eduardo Baptista também comentou sobre a necessidade de disputar dois jogos seguidos pela manhã, às 11 horas. "Claro que não é o ideal, mas vale para todos".

TIME PRONTO - Como é de costume, Eduardo Baptista não quis confirmar a escalação do time, que deve ter apenas uma mudança: a entrada de Thiago Galhardo no lugar de Clayson. O time, em tese, fica mais protegido no meio de campo, passando de um suposto 4-3-3 para o ortodoxo 4-4-2.

Mas no banco de reservas o técnico terá opções importantes, além de Clayson, como o atacante Roger, artilheiro do Campeonato Paulista com 11 gols pelo Red Bull Brasil, além dos meias Rhayner, de muita força, e o experiente Cristian, que cadencia mais o jogo.

O volante Renê Júnior também é opção para reforçar a marcação, embora ainda esteja fora de ritmo e em condições de atuar por meio tempo. No jogo contra o Palmeiras, o zagueiro Tiago Alves foi improvisado, no segundo tempo, na frente da defesa para dar mais consistência na marcação.

Gostou? Compartilhe