Aposentado tenta salvar cão, mas é brutalmente atacado por canguru

Publicado em 10/02/2026, às 20h34
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Extra Online

Um agricultor aposentado na Austrália sobreviveu a um violento ataque de canguru enquanto tentava resgatar seu cão, gerando preocupação entre a população local sobre a segurança em áreas rurais.

Os ataques de cangurus a humanos são raros, com apenas 40 ocorrências registradas na última década, mas podem ser fatais, como evidenciado pela morte de um homem em 2022, o que levanta questões sobre o comportamento desses animais em situações de estresse.

Após o ataque, o aposentado passou cerca de seis horas em um hospital devido a ferimentos graves, mas expressou alívio por ter sobrevivido, destacando a necessidade de cautela ao lidar com a fauna local.

Resumo gerado por IA

Um caso de ataque de canguru deixou australianos estarrecidos nesta semana.

De acordo com especialistas, um agricultor aposentado teve "sorte de ter sobrevivido" após ser brutalmente atacado por um canguru enquanto tentava resgatar o seu cão no interior de Victoria (Austrália) na última quinta-feira (5/2).

Col estava na casa de um amigo quando os latidos frenéticos do seu cão o fizeram perceber que "algo estava errado".

"O canguru estava tentando agarrar o meu cachorro. Então peguei um pedaço de pau e o atingi", contou ele à rádio 3AW.

Col achou que estava a salvo e pediu ao amigo que levasse o cachorro para um lugar seguro, mas quando se virou, viu o canguru saindo da água de um lago onde havia se refugiado "como um foguete".

"Ele me deu uma cabeçada no rosto... e me socou. Suas patinhas de duende agarraram minha cabeça e ele não me soltava", relatou o aposentado. "Eu tentava tirar as mãos dele da minha cabeça, mas ele estava agarrado.

Finalmente, o amigo de Col interveio, usando uma pá para forçar o canguru a recuar.

Col diz que, embora não se lembre de muita coisa, estima que o ataque tenha durado apenas "25 segundos", tempo suficiente para um grande estrago.

Sofrendo ferimentos que ele descreveu como semelhantes aos de um acidente de carro, Col passou cerca de 6 horas num hospital da região.

"Se eu não tivesse rolado de bruços, estaria em uma situação muito pior. Ele me atingiu dos dois lados da barriga. O ultrassom mostrou que o corte penetrou uns 7 centímetros", contou ele, acreditando que a sua camisa tenha impedido lacerações ainda mais profundas e graves.

"Tenho sorte de estar vivo. Mas estou um pouco envergonhado por ter sido atacado por um canguru", lamentou.

Ataques são raros

Os ataques de cangurus a humanos são raros (40 em dez anos, de acordo com levantamento), mas podem ser extremamente perigosos devido à força física desses marsupiais. Embora não sejam naturalmente agressivos, eles podem atacar se se sentirem acuados, ameaçados ou se virem humanos como competidores territoriais. Em 2022, a Austrália registrou sua primeira morte por ataque de canguru desde 1936. A vítima foi um homem de 77 anos que mantinha o animal como estimação.

Gostou? Compartilhe