Maceió

Aposentadoria: Quase metade dos maceioenses desconhece, mas teme mudanças

Pesquisa aponta que 48,1% dos maceioenses não sabem o que pode mudar com a reforma da Previdência Social

10/09/16 - 07h00
Reprodução / Internet

Os reflexos das mudanças previstas na reforma da Previdência Social são debatidos em todo país. Em Alagoas, porém, um dado chama a atenção. Quase metade dos maceioenses desconhecem as mudanças que devem ocorrer na aposentadoria. Dado apontado por uma pesquisa encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) junto ao Instituto Paraná Pesquisas, neste mês de setembro.

Segundo apurado em entrevistas com 800 pessoas, maiores de 16 anos, entre os dias 1 e 5 deste mês, 48,1% dos maceioenses desconhecem as mudanças que podem ocorrer com as novas regras da aposentadoria. Enquanto 51,5% disseram estar cientes, apenas 0,4% não souberam e/ou não responderam.

PREOCUPAÇÃO COM REFORMA 

Dentre os que tomaram conhecimento das alterações, mais de 70% demonstraram preocupação com a reforma e acreditam que as propostas devem dificultar o pedido de aposentadoria daqui pra frente. 19,2% não creem nesta tese, enquanto o número de pessoas que não souberam responder subiu para 7,3%.

A pesquisa possui 95% de grau de confiança e uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

A principal mudança prevista com as alterações nas regras é a criação de idade mínima para que homens e mulheres possam se aposentar: somente aos 65 anos. Esta semana, o governo anunciou que o envio da proposta ao Congresso Nacional deve ocorrer até o fim de setembro. Porém, a previsão é que a votação ocorra apenas após as eleições municipais, com a possibilidade do prazo se estender até 2017.

Após o envio, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça, Comissão Especial, apresentação de propostas de mudanças no texto pelos deputados e duas votações no plenário.