Apresentador é acusado de racismo por comentário ao vivo em TV mineira; vídeo

Publicado em 10/07/2019, às 14h55
Reprodução/Veja SP
Reprodução/Veja SP

Por Redação

O apresentador de um programa popular de TV de Alterosa, em Minas Gerais, fez um comentário visto como racista ao criticar o presidente do Instituto Ibope, Carlos Augusto Montenegro.

Durante a transmissão da edição do Alterosa Alerta desta terça-feira (9), Stanley Gusman afirmou que, se Montenegro fosse uma pessoa “do bem”, seu nome seria “Montebranco”.

“Eu sei muita coisa. Eu sei quem é o dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro. Se ele fosse do bem, ele ia se chamar Montebranco”, disse o apresentador ao repórter que fazia um link ao vivo. Visivelmente constrangido, o jornalista respondeu: “Nossa mãe”.

O programa Alterosa Alerta é veiculado por uma emissora afiliada do SBT na região. No trecho do vídeo que circula na internet, não é possível saber em qual contexto Gusman fez esse comentário.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) repudiou a postura do apresentador. “O sindicato considera grave e inaceitável a ofensa de conotação racial veiculada em programa da TV Alterosa” diz o texto.

“Em vez de fazer o uso da liberdade de expressão para a promoção de temas construtivos e de valorização da igualdade, o apresentador Stanley Gusman reverbera o racismo odioso que envergonha a sociedade brasileira e que não pode ser, de forma alguma, multiplicado por meio de uma emissora de televisão que, além de tudo, opera a partir de uma concessão pública do estado brasileiro.”

A entidade pede ainda apuração do caso e a punição dos eventuais responsáveis. A reportagem não conseguiu contato com o canal.

O apresentador se retratou e pediu desculpas.

Veja o vídeo:

Gostou? Compartilhe