por Pedro Acioli*
Publicado em 13/01/2026, às 08h57
O Arcebispo de Maceió, Dom Beto Reis, teve uma audiência privada com o Papa Leão XIV no Vaticano, onde entregou uma lembrança representativa da Arquidiocese, destacando a conexão com a cultura local e a bênção enviada para a Igreja de Maceió.
Dom Beto expressou que a simplicidade e gentileza do Papa o marcaram profundamente, e a lembrança entregue foi um esqueleto de bagre, simbolizando os pescadores da Lagoa da Manguaba, a maior laguna de Alagoas.
O encontro reforça os laços entre a Arquidiocese de Maceió e o Vaticano, com a expectativa de que a bênção papal traga um impacto positivo para a comunidade local e suas tradições religiosas.
O Arcebispo de Maceió, Dom Beto Reis, visitou o Papa Leão XIV nessa segunda-feira (12) e participou de uma audiência privada no Palácio Apostólico, a residência oficial do líder religioso na Cidade do Vaticano. Durante o encontro, uma lembrança de Alagoas foi entregue ao pontífice.
LEIA TAMBÉM
Em uma publicação nas redes sociais, Dom Beto revelou detalhes da visita e disse que foi “marcado profundamente”. Além disso, o Arcebispo de Maceió destacou que o Papa enviou uma bênção para a Igreja da capital.
“Sua simplicidade, gentileza e solicitude marcaram-me profundamente. [...] À nosso pedido, enviou uma bênção para toda nossa amada Igreja de Maceió.”
O Arcebispo entregou um esqueleto de bagre da Arquidiocese de Maceió como uma recordação dos pescadores da Lagoa da Manguaba, a maior laguna de Alagoas, uma vasta área que se estende por Pilar e Marechal Deodoro.
“Ao Vigário de Cristo entregamos uma lembrança de nossa Arquidiocese: o esqueleto de bagre que sem nenhuma intervenção humana mantém a forma de Cristo Crucificado e, atrás, do manto de Nossa Senhora. Ao Sucessor do Pescador Pedro, uma recordação dos pescadores da Lagoa da Manguaba, a maior laguna de Alagoas.”
Confira as fotos do encontro:
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas