Atriz com trabalhos de sucesso no teatro e na televisão, Noemi Gerbelli morreu aos 68 anos nesta quarta-feira (1º). A morte foi confirmada pela também artista Vannessa Gerbelli, sobrinha da veterana. Um dos personagens mais marcantes de Noemi foi a diretora durona Olívia Veidar da novela Carrossel (2012), exibida no SBT.
LEIA TAMBÉM
"Certas dores são mudas. Hoje, se foi esta pessoa tão importante na minha vida. Abriu os meus caminhos para o teatro e foi, em muitos momentos da minha juventude, uma mestra, uma protetora. Noemi Gerbelli, atriz paulistana, minha tia. Fique com Deus e os anjos", escreveu Vannessa, que publicou uma foto da parente no Instagram.
Famosos lamentaram a notícia nos comentários. "Meus sentimentos", reagiu Beth Goulart. "Poxa, que tristeza. Sempre atrelei sua imagem com a dela. Foi assim que nos conhecemos. Meus sentimentos", desejou o ator Marcelo Laham.
Ilana Kaplan, a professora Matilde de Carrossel, também deixou uma mensagem no post de Vannessa. "Ah, que triste notícia. Sinto muitíssimo. Minha dupla de Carrossel e Patrulha Salvadora. Uma atriz extraordinária. Colega querida. Vai fazer muita falta", escreveu a artista.
A causa da morte ainda não foi revelada pela família.
Carreira na TV e no teatro - A carreira de Noemi Gerbelli como atriz começou na década de 1970, quando ela participou de comédias como Trair e Coçar é Só Começar e Porca Miséria. Em 1998, recebeu o Prêmio Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) por seu papel como a personagem Cuca, na peça No Reino das Águas Claras.
Além de atuar, dirigiu espetáculos como Jeitinho Brasileiro e As Irmãs Siamesas. Nos anos 2000, participou de peças como As Cinzas de Mamãe e Os Sete Gatinhos.
Na televisão, ela teve participações em produções como A Diarista (2004-2007), Os Normais (2001-2003), Presença de Anita (2001) e A Favorita (2008), na Globo, emissora na qual fez o seu último trabalho, na novela Deus Salve o Rei (2018).
Com veia para a comédia, fez parte do elenco do programa Vila Maluca (2004-2006), da Rede TV!. Em 2012, se consagrou como a diretora Olívia no remake da novela Carrossel. Naquele ano, ela concedeu uma entrevista para o site O Fuxico e comentou sobre como foi escolhida para o papel.
"Foi por acaso. O diretor estava vendo um vídeo de um piloto que fiz na Cultura, com o pessoal de cenografia. A cenógrafa mostrava a pintura e os detalhes de uma escola que ela preparou, e nesta cena eu aparecia como uma professora, meio maluca. Aí ele me chamou para saber se eu poderia fazer a personagem. Topei na hora!", contou.
Ainda na emissora de Silvio Santos, participou de Patrulha Salvadora (2014) e esteve em Carinha de Anjo (2016), atualmente reprisada no SBT.
+Lidas