Brasil

Aulas em SP voltam a ser 100% presenciais em escolas estaduais

Metrópoles | 18/10/21 - 08h58
Aulas em SP voltam a ser 100% presenciais em escolas estaduais | Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Começou nesta segunda-feira (18/10) o retorno 100% presencial obrigatório nas escolas estaduais de São Paulo. Logo nas primeiras horas desta manhã, estudantes chegaram na Escola Estadual Caetano de Campos, região central da capital paulista. Na entrada, medição de temperatura e máscaras, que ainda são medidas de proteção obrigatórias.

Mas apesar de ser uma determinação do governador João Doria, porém, nem todas as instituições têm condições de receber os alunos. Como ainda há a obrigatoriedade de manter distanciamento entre os estudantes, cerca de 75% das escolas não têm condições de atender a exigência.

Conforme os dados da Secretaria Estadual da Educação, apenas 24% (1.251 das 5.130) das escolas têm estrutura para atender a todos os alunos e ainda manter o distanciamento de 1 metro exigido pelas regras de combate à Covid-19.

Rodízio até 3 de novembro -  Nas demais escolas estaduais, as aulas seguem em um esquema de rodízio até 3 de novembro, quando não será mais necessário manter o distanciamento entre os estudantes. A exigência também vale para as escolas privadas.

No entanto, as instituições terão prazos definidos pelo Conselho de Educação para se adaptarem. Já em relação às escolas municipais, a decisão será das próprias prefeituras. A exceção está em cidades menores, que não têm Conselho de Educação próprio.