As obras de ampliação de parte da Avenida Menino Marcelo estão concluídas. Um dos principais corredores viários de Maceió, a via ganhou uma nova pista lateral de 1,8 quilômetro, com duas faixas, no sentido centro. Além da expansão da pist...
As obras de ampliação de parte da Avenida Menino Marcelo estão concluídas. Um dos principais corredores viários de Maceió, a via ganhou uma nova pista lateral de 1,8 quilômetro, com duas faixas, no sentido centro. Além da expansão da pista para veículos, a obra inclui a instalação de um novo sistema de drenagem pluvial no trecho.
LEIA TAMBÉM
O projeto atende também à demanda de pedestres e ciclistas, com a instalação de novas calçadas acessíveis no trecho ampliado e de 1,3 km de ciclovia. O passeio público tem piso tátil dos tipos direcional e de alerta, para orientar pessoas com deficiência visual, além de rampas de acesso destinadas a quem tem locomoção reduzida. A via ganhou uma moderna rede elétrica, novo sistema de iluminação pública, que já está em funcionamento, e terá áreas para estacionamento ampliadas.
A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Pacote de mobilidade - As obras para a melhoria da mobilidade urbana são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente.
Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.
Compromissos com Maceió - Desde 2019, a Braskem desenvolve um conjunto de ações e programas para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo em Maceió, previstos em cinco acordos firmados entre a companhia e as autoridades.
Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas e outras ações e programas, a empresa organizou os dez compromissos firmados com Maceió e seus moradores, nas frentes social, urbanística e ambiental, em uma única plataforma na internet (www.braskem.com/compromissosmaceio).
As ações para melhoria da mobilidade urbana integram o compromisso número 8 – compensação e requalificação de espaços de convívio social das áreas afetadas e da mobilidade urbana.
LEIA MAIS
+Lidas