Segundo autoridades da aviação civil, todos os ocupantes sobreviveram
Um avião da Starsky Aviation realizou um pouso de emergência no mar da Somália, evacuando 55 pessoas após uma falha mecânica logo após a decolagem. Todos os ocupantes sobreviveram, mas a aeronave saiu da pista e parou próximo à costa de Mogadíscio.
O Fokker 50 havia partido do Aeroporto Internacional Aden Adde com destino a Galkayo, e imagens mostram a aeronave na água com uma das asas desprendida. A causa da falha mecânica ainda não foi divulgada pelas autoridades competentes.
Equipes de emergência conseguiram retirar todos os passageiros e tripulantes em segurança, e as investigações sobre o incidente estão em andamento, conforme declarado pelo diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil da Somália.
Um vídeo registrou o momento em que 55 pessoas foram evacuadas de um avião após um pouso de emergência no mar, na Somália. O episódio ocorreu na última terça-feira, 10, quando um Fokker 50 da companhia Starsky Aviation apresentou uma falha pouco depois da decolagem.
LEIA TAMBÉM
O avião precisou retornar ao Aeroporto Internacional Aden Adde, em Mogadíscio, mas acabou saindo da pista e só parou próximo à costa. Segundo autoridades da aviação civil, todos os ocupantes sobreviveram.
Conforme informações da agência estatal Sonna, a aeronave havia decolado da capital com destino à cidade de Galkayo. As imagens mostram o avião na água, com uma das asas desprendida. Até o momento, a origem da falha mecânica não foi divulgada.
O diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil da Somália, Ahmed Moalim Hassan, declarou à imprensa local que as equipes de emergência conseguiram retirar todos os passageiros e tripulantes em segurança.
“O piloto conseguiu pousar o avião, mas ao tocar o solo, perdeu o controle e a aeronave saiu da pista e parou no mar. Felizmente, não há feridos”, disse.
As investigações sobre as causas do incidente ainda estão em andamento.
Veja o vídeo do local:
#ULTIMAHORA | 🇸🇴 |🚨 IMPACTANTE MILAGRO EN SOMALIA
— Quesdilla de Verdades Youtube (@QuesaVerdadess) February 10, 2026
✈️Un avión de pasajeros de una aerolínea somalí se estrelló en la costa del Océano Índico poco después de despegar del aeropuerto Adén Adde en Mogadiscio.
El aterrizaje de emergencia en aguas poco profundas fue extremadamente… pic.twitter.com/JlqHuMH8V1
+Lidas